Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVOS

A Educação Infantil, no Colégio Ari de Sá Cavalcante, baseia-se na crença de que o aluno é agente de seu próprio conhecimento, em que seu universo, enquanto aprendiz, é o ponto de partida de toda aprendizagem.

Levando em consideração esse princípio, a Escola tem como objetivos:

PROPOSTA CURRICULAR

A proposta curricular da Educação Infantil do Colégio Ari de Sá Cavalcante está fundamentada no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), assim estruturada:

Formação Pessoal e Social

  • Identidade e Autonomia

Conhecimento de Mundo

  • Movimento
  • Música
  • Artes Visuais
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Natureza e Sociedade
  • Matemática

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Dentro do processo educacional, realizamos com os alunos, durante o ano letivo, aulas de campo. Essas atividades contribuem para uma maior eficácia e complementação dos estudos. São atividades vivenciadas de situações observáveis que proporcionam aos alunos conhecimentos de natureza global, por meio do contato direto com a realidade, maio e cultural. As aulas de campo são feitas sem pernoite. O aluno vai e retorna do destino no mesmo dia, de modo que durma em casa.
Atividade de conscientização diante da necessidade de assistência aos menos favorecidos. Alunos e pais, com o apoio da Escola, promovem campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis para os idosos carentes da comunidade. A campanha culmina com a Festa da Pessoa Idosa, na qual é oferecido um lanche e distribuídas cestas básicas. Os alunos animam a festa com atividades lúdicas.
Durante o ano letivo, os alunos participam de campanhas de doação de leite em pó e brinquedos para as crianças carentes.
Realizado em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR), abordando temas pertinentes ao desenvolvimento humano e suas relações socioafetivas. São palestras abertas ao público, com convite divulgado nos jornais de maior circulação de Fortaleza.
Férias é tempo de brincar, descontrair, passear, rir, cantar, dançar, divertir-se, conviver com amigos. Pensando nisso, o Colégio Ari de Sá prepara aos seus alunos e amigos uma deliciosa e divertida Colônia de Férias cheia de alegria e muita animação!
Realizamos cultos e missas em homenagem ao dia das mães e no término de curso do 9º ano do Ens. Fundamental e 3ª série do Ens. Médio. As celebrações são realizadas na escola. Ressaltamos que a escola acolhe a todas as religiões que preguem o bem, a tolerância e a solidariedade.
Algumas datas comemorativas são lembradas na Escola através de homenagens, festas e reflexões, tais como: Carnaval, Dia Mundial da Saúde, Dia Internacional da Mulher, Dia do Índio, Dia Internacional do Planeta Terra, Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia dos Pais, Dia do Estudante, Semana da Pátria, Dia da Criança, Dia Internacional da Poesia, Dia da Bandeira, Natal.
Direcionada às crianças e aos adolescentes que têm interesse por artes marciais. São preparados na própria escola para fazer das artes marciais um instrumento de defesa, não de agressividade. Faixa etária: Judô: a partir de 3 anos e Caratê (disponível apenas na sede aldeota): de 3 a 11 anos.
Direcionada às crianças que apreciam a expressão corporal. Modalidades ofertadas: Baby Class. Faixa etária: consultar a secretaria de sua sede.
A importância da natação para a sociedade humana é inquestionável, pois os benefícios dos exercícios físicos que a água exerce, traz um extraordinário bem-estar ao corpo e à mente. A modalidade é direcionada aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Anualmente é realizado o festival de natação. Faixa etária: Consultar a secretária de sua sede.
Direcionado às crianças que têm interesse por esportes coletivos: Futsal e Basquete. Obs: Modalidade de Basquete está disponível apenas na sede aldeota. Faixa etária: Consultar a secretaria de sua sede.
Essa é uma forma de vivenciar a cultura e os costumes de nosso povo. Os alunos fazem apresentações de dança caracterizados de acordo com essa temática. Após as apresentações, as crianças têm a oportunidade de se divertir nas barraquinhas de brincadeiras, além de se deliciarem com as comidas típicas junto de suas famílias.
Através do esporte, as crianças vivenciam valores como: o respeito, a disciplina, a amizade, o trabalho em equipe e a competição saudável. Ao final da competição esportiva, os participantes são agraciados com medalhas de honra ao mérito.
A nutricionista da escola realiza atividades durante o ano letivo com o objetivo de desenvolver, nos alunos, hábitos alimentares saudáveis.
No início do ano letivo, são realizadas reuniões para que os pais conheçam a proposta pedagógica, os serviços da Escola e exponham críticas e sugestões. No decorrer do ano, ao término de cada etapa, acontecem reuniões com atendimentos individualizados aos responsáveis para a entrega de boletins e relatórios das crianças.
Acontece no mês de outubro, em que homenageamos mais escritores brasileiros. Nossos alunos têm acesso à contação de histórias e bate-papo com escritores. Além disso, há premiação dos alunos que mais fazem empréstimos de livros na biblioteca.
É uma semana em que homenageamos alguns de nossos escritores infantis. Durante esse período, há contação de histórias, bate-papo com escritores, oficinas de leitura. Esse é um momento de envolvimento total com a leitura.
São sessões de cinema sobre diversos temas da atualidade, comentadas pelo Grupo Só Freud, coordenado pela médica e psicanalista Regina Alcântara e composto por psicoterapeutas, médicos, psicólogos.

PROJETOS

Acreditamos que o estudo da diversidade cultural existente em nosso país possibilita às crianças a se apropriarem de elementos que compõem os nossos costumes através da exploração de cantigas, histórias, lendas, brincadeiras antigas e atuais, despertando o interesse em resgatar os valores sociais.
As recentes transformações ligadas ao meio ambiente nos fazem refletir ainda mais sobre a importância de se preservar o planeta Terra para que possamos adquirir uma boa qualidade de vida no ambiente em que vivemos.

Este estudo propõe conscientizar a todos a racionalizar o uso dos recursos naturais, tornando relevante a importância de cuidar e preservar o nosso planeta.
A Escola assume um papel importante no processo de socialização das crianças e no estímulo à aprendizagem de novos valores, regras e conhecimentos.

Nesse contexto, serão proporcionados às crianças momentos prazerosos de integração, focalizando a socialização do grupo, a construção das regras para um boa convivência e a apresentação dos espaços para que, gradativamente, as crianças sintam-se seguras, acolhidas e confiantes em permanecer no ambiente escolar.
A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. Nesse projeto, as crianças têm a oportunidade de conhecerem a vida e a obra de artistas renomados, bem como traçarem um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com diversos materiais e técnicas. A criação é exclusivamente das crianças, mas os professores alimentam esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
Esse projeto oferece atividades que ampliam o conhecimento da criança sobre o mundo contemporâneo e suas tecnologias. São trabalhados conceitos básicos para o dia a dia, como a importância da comunicação e da integração entre as pessoas.
Acreditamos na importância de oferecer às crianças a oportunidade de refletir sobre as relações familiares, de modo que estas sejam efetivadas a fim de que internalizem os valores sociais e culturais.

Cremos também que podemos fazer uso dessa situação para que, progressivamente, ampliem seu crescimento harmônico.

PROGRAMA BILÍNGUE

Todos os dias, as turmas da Educação Infantil ao 8º Ano do Ensino Fundamental têm aulas de inglês, com professores que falam somente em inglês com os alunos. No entanto, os demais conteúdos são ensinados na língua portuguesa.

STI — Sistema de Turno Integral

O que é?

Uma proposta que visa

  • Ao desenvolvimento da autonomia da criança no processo de aprendizagem com acompanhamento e orientação de suas tarefas escolares;
  • À formação do hábito de estudo e ao cumprimento de suas responsabilidades;
  • Ao convívio com colegas em uma relação de ajuda recíproca;
  • À utilização do tempo com atividades saudáveis que contribuam para seu desenvolvimento social, intelectual e motor.

Como funciona?


Após as aulas do turno da manhã, o aluno terá o período da tarde dedicado à resolução das tarefas de casa e à prática de atividades extracurriculares.

Para as crianças da Educação Infantil, o cuidar é o objetivo principal do STI. Por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento das crianças é estimulado. A partir do Infantil II, também são ofertadas aulas de natação.

Para os alunos do Infantil V ao 5º Ano, são ofertadas atividades diversificadas, como: oficina de leitura, dança, natação, futsal, piqueniques, teatros, oficina de culinária, projeções de filmes, apresentações artísticas etc.

Para os alunos do 6º Ano, o principal objetivo é o foco nos estudos.

Como é feito o acompanhamento das tarefas?


As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.

É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.

E a alimentação?


O almoço, no refeitório da Escola, é opcional. O cardápio é elaborado cuidadosamente pela nutricionista da Escola para atender às necessidades nutricionais da criança. Mensalmente, os pais recebem o cardápio para efeito de acompanhamento. Durante o almoço, as crianças são assistidas por uma equipe que as orienta na formação de bons hábitos alimentares, posturas adequadas à mesa, além de incentivar o uso da língua inglesa.

Após o almoço, tem o horário do soninho para as crianças da Educação Infantil e atividades relaxantes para as crianças do Fundamental I em espaços como: a sala de repouso, a biblioteca e o laboratório de tecnologia educacional.

A criança que optar almoçar em casa deverá retornar à Escola às 13h30min, para as atividades do período da tarde.

Como termina o dia?


As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.

É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.

REFLETINDO COM A FAMÍLIA

O Refletindo com a Família é um projeto desenvolvido pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica), que tem como objetivo auxiliar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. Mensalmente, as famílias recebem um texto abordando temas pertinentes à educação de crianças, como relação pais/filhos, limites, valores, tecnologia, entre outras temáticas.

Dessa forma, procuramos envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem, buscando contribuir para a formação integral das crianças.

COMO AJUDAR OS FILHOS A DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL