Ensino Médio

ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS

A proposta pedagógica tem como base os princípios, os fundamentos e os procedimentos constantes das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

  • Formar competências cognitivas, afetivas, sociais e cívicas que promovam o desenvolvimento pessoal, qualifiquem o jovem para o trabalho e para a vida em sociedade.
  • Construir com sucesso a identidade e a preparação básica para o trabalho e para o exercício da cidadania.

PROPOSTA CURRICULAR

  • Domínio das Linguagens e Códigos: Interpretação textual, Literatura, Gramática, Redação, Educação física e Inglês.
  • Domínio das Ciências Sociais, Humanas e Religiosas: Matemática, Álgebra, Trigonometria, Geometria, Física, Química e Biologia.
  • Domínio Científico – Tecnológico: História, Filosofia/Sociologia e Geografia.
  • Laboratórios: Tecnologia Educacional, Redação, Física, Química, Biologia.
  • Projetos: Ari Mundi, Empregado(a) Doméstico(a): um jeito digno de viver (1ª Série); Lições de Vida; Coletânea Jovem Ari de Sá; Feira das Profissões; Ciclo de debates (2ª Série); Feira de Tecnologia e Cultura; Festival de Talentos; Líderes de Turma; Grêmio Estudantil; Jogos Ari de Sá; Vovô Ari: Faça uma pessoa idosa feliz e Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Um evento para despertar o interesse dos alunos em estudos sobre as relações internacionais. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar um ambiente diplomático, no qual as suas ações determinarão o futuro de seus respectivos países e organizações. Poderão simular o trabalho de jornalistas e redatores, aprimorando suas habilidades de escrita e oratória, e terão a oportunidade de ampliar a formação como cidadãos globais, preocupados com os problemas que o mundo enfrenta e as suas possíveis soluções.
Os alunos fazem o hasteamento da bandeira do Brasil e cantam o hino nacional. Assim, são despertados para a importância do patriotismo e a conscientização dos direitos e dos deveres de cidadão. Em todas as solenidades, é obrigatório esse momento cívico. Na frente das escolas, é mantida hasteada a Bandeira Nacional.
Durante o ano letivo, sempre que necessário, serão oferecidas aulas extras, de complementação, revisão ou aprofundamento do conteúdo.

Dentro do processo educacional, realizamos com os alunos, durante o ano letivo, aulas de campo. Essas atividades contribuem para uma maior eficácia e complementação dos estudos. São atividades vivenciadas de situações observáveis que proporcionam aos alunos conhecimentos de natureza global, por meio do contato direto com a realidade, maior socialização, progresso na verbalização de suas ações e dimensionamento de seu espaço geográfico e cultural.

Atividade de conscientização diante da necessidade de assistência aos menos favorecidos. Alunos e pais, com o apoio da Escola, promovem campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis para os idosos carentes da comunidade. A campanha culmina com a Festa da Pessoa Idosa, na qual é oferecido um lanche e distribuídas cestas básicas. Estudantes animam a festa com atividades lúdicas.
Realizamos cultos e missas em homenagem ao dia das mães e no término de curso do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. As celebrações são realizadas na escola. Ressaltamos que a Escola acolhe a todas as religiões que preguem o bem, a tolerância e a solidariedade.
Realizado em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR), abordando temas pertinente ao desenvolvimento humano e suas relações socioafetivas. São palestras abertas ao público, com convite divulgado nos jornais de maior circulação de Fortaleza.
Participam alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio. Considerado um dos mais importantes eventos da Escola em razão de seu caráter educativo e formativo, pois, além de trabalhar competências artístico-culturais, revela todo o potencial criativo dos alunos. O concurso culmina com o lançamento da Coletânea Jovem Ari de Sá, em que são publicados os melhores trabalhos de cada modalidade.
Os alunos do 6º ano do Ens. Fundamental e 1ª série do Ensino Médio são orientados a visitar a residência de um empregado doméstico e redigir um relatório comentado sobre a história de vida desse trabalhador. O objetivo é estimular em nossos alunos a compreensão da realidade em que vivem, fortalecendo o espírito de solidariedade, a consciência social e a visão crítica da sociedade. Os alunos vencedores do concurso são condecorados, e o empregado doméstico retratado ganha a quantia equivalente a um salário mínimo.
Acreditamos que a música é uma forma de conhecimento e um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento. São orientados por uma regente e fazem apresentações em festas da Escola e em locais públicos. Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das Sedes Duque de Caxias e Major Facundo.
O curso é ofertado durante o mês de julho, para todos aqueles alunos que querem continuar se aprimorando. É dividido em módulos: Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Filosofia e Sociologia.

Aberto ao público.
Algumas datas comemorativas são lembradas na escola através de homenagens, festas, reflexões, tais como: Dia Internacional da Poesia, Dia Mundial da Saúde, Páscoa, Dia Internacional da Mulher, Dia Internacional do Planeta Terra, Dia das Mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Festas Juninas, Dia dos Pais, Dia Internacional da Pessoa Idosa, Dia do Professor e Dia do Estudante.
Direcionada aos alunos que têm interesse por artes marciais. São preparados na própria escola para fazer das artes marciais um instrumento de defesa, não de agressividade.
  • Aldeota: Caratê e Judô.
  • Washington Soares: Judô.
Faixa etária: Consultar a secretaria de sua sede.
Direcionada aos alunos que apreciam a expressão corporal. Modalidades ofertadas:
  • Aldeota: Ballet, Jazz, Sapateado, Zumba Fitness e Ginástica Rítmica Desportiva.
  • Duque de Caxias e Major Facundo: Jazz e Zumba Fitness.
  • Washington Soares: Ballet e Jazz.
Faixa etária: Consultar a secretaria de sua sede.
A importância da natação para a sociedade humana é inquestionável, pois os benefícios dos exercícios físicos que a água exerce, traz um extraordinário bem-estar ao corpo e à mente. A modalidade é direcionada aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Anualmente é realizado o Festival de Natação. Faixa etária: Consultar a secretaria de sua sede.
Direcionada aos alunos que têm interesse por esportes. Modalidades disponíveis:
  • Aldeota: Basquete, Futsal, Ginástica Funcional, Handebol e Voleibol.
  • Duque de Caxias e Major Facundo: Basquete, Futsal, Treinamento Funcional e Voleibol.
  • Washington Soares: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol.
Faixa etária: Consultar a secretaria de sua sede.
Realizadas em todos os níveis de ensino da escola. É uma forma de vivenciar a cultura e os costumes de nosso povo. Há quadrilhas, barracas e comidas típicas.
Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio manifestam suas habilidades artísticas através de apresentações de grupos musicais, voz e violão e dança.
A FETEC visa integrar tecnologia e cultura em um ambiente agradável de aprendizagem, mostrando a influência da tecnologia na construção do saber.
Através dessa atividade, os alunos exercitam a cidadania, uma vez que representam os interesses da coletividade em detrimento de interesses pessoais. Os educandos desenvolvem a prática democrática, a ética, a política e a solidariedade. O processo de divulgação dos candidatos e de suas chapas acontece de forma semelhante ao de uma eleição oficial.
Destinado aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. São orientados por um professor e fazem apresentações em festas da Escola e em locais públicos.
Apresentações artísticas culturais de nossos alunos durante os intervalos.
Através do esporte, os alunos vivenciam valores como: o respeito, a disciplina, a amizade, o trabalho em equipe e a competição saudável. Ao final da competição esportiva, os alunos da escola são agraciados com medalhas de honra ao mérito.
Nos Laboratórios de Ciências (Biologia, Física e Química) e Tecnologia Educacional, nossos alunos participam de aulas práticas sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula.
O Laboratório de Redação busca trabalhar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos levando em consideração suas experiências e seu conhecimento de mundo, estimulando, assim, em cada um deles, a criatividade e o gosto por escrever.
Aos sábados, das 8h às 11h30min, são realizadas aulas de Educação Física, atividades esportivas, recreativas e culturais com a participação dos alunos, sob a orientação dos professores e coordenadores de Educação Física.
Evento destinado a fornecer informações, para os alunos do Ensino Médio, sobre as profissões, os cursos, as universidades e o mercado de trabalho, tendo em vista a preparação do aluno para a escolha de uma profissão.
Projeto voluntário oferecido do 6º ano do Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio que visa desenvolver no aluno ações de responsabilidade social. Atividade voluntária desenvolvida, em instituição de caridade, por alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Do Infantil ao Pré-vestibular são feitas reuniões para que os pais conheçam os serviços da Escola e exponham suas críticas e sugestões.
Acontece no mês de outubro em que homenageamos mais escritores brasileiros, nossos alunos têm acesso a contação de histórias e bate-papo com escritores. Além disso, durante esse período, há premiação dos alunos que mais fazem empréstimos de livros na biblioteca.
O objetivo principal desse evento é incentivar a solidariedade como prática voluntária do ser humano. A Escola traz várias novidades para a comunidade escolar e os moradores de comunidades carentes vizinhas. São oferecidos serviços como arrecadação de notas e cupons fiscais; aplicação de flúor e escovódromo; avaliação física, dermatológica e nutricional; Cadastro dos idosos da Campanha Vovô Ari; corte de cabelo; doação de sangue; emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e Título de Eleitor; exame e triagem auditiva e vocal; palestras educativas; sessão de massoterapia, hidroginástica e alongamento; teste de glicemia, vacinação contra tétano, difteria, hepatite B, rubéola e sarampo; verificação de pressão arterial; além de espaços educativos, como o “Leitura e Cidadania… para ir mais longe” e a oficina de Informática.
No período que antecede as provas de vestibular, são realizadas atividades de preparação psicológica, objetivando o equilíbrio emocional necessário à realização dos exames. As atividades são realizadas, em sala de aula, com textos motivacionais, sessões de relaxamento, atividades lúdicas, recreativas e técnicas de distensionamento do corpo. Esses trabalhos são realizados por profissionais da Escola e profissionais convidados. Complementando o serviço, é oferecido também apoio psicológico e acompanhamento dos alunos aos locais de prova.
Profissionais de Psicologia realizam trabalhos de orientação aos alunos para a escolha profissional. São promovidas palestras com profissionais de diversas áreas, visitas a algumas universidades, aplicação de teste vocacional e atividades psicopedagógicas para facilitar a escolha da profissão.
São sessões de cinema sobre diversos temas da atualidade, comentado pelo Grupo Só Freud, composto por psicoterapeutas, médicos, psicólogos, coordenado pela médica e psicanalista Regina Alcântara.
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio produzem e apresentam, sob a orientação dos professores, peças teatrais, em inglês. É a aprendizagem através da arte e da criatividade que faz da Escola um espaço de convivência e troca de significados.
A liderança de turma passa por uma sensibilização do Serviço de Orientação Psicopedagógica, para depois ser realizada a eleição dos líderes de turma. Os eleitos passam por treinamento. É o exercício de direito à escolha de seus representantes e da responsabilidade que isso implica. Essa atividade envolve alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS

As olimpíadas científicas são competições para estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, com o objetivo de incentivar e encontrar talentos nas diversas áreas de conhecimento. Elas são muito diversas: existem olimpíadas de Matemática, Química, Astronomia, Física, Linguística, Biologia, História, Geografia, Informática, entre outras. Algumas consistem de provas teóricas, outras consistem em fazer programas, experimentos, e até mesmo debates.

É uma competição para os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6º ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

http://www.obm.org.br/
Destinada a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas.

http://www.obquimica.org/
É uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos.

http://olimpiadascientificas.com/olimpiadas/historia/olimpiada-nacional-em-historia-do-brasil/
É um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.

http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2018/
Competição de Astronomia e Astronáutica para alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, podendo ter conteúdos de Lógica, Física, Geografia ou Matemática. Classifica para a seletiva dos estudantes que nos representarão nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia!

http://www.oba.org.br/site/index.php
Prova de Física, Química e Biologia realizada em três fases. Podem participar alunos de todas as séries, desde que tenham 15 anos ou menos até 31 de dezembro do ano de realização da prova. Cai a matéria do Ensino Médio. Os 6 vencedores desta representam o Brasil na IJSO internacional.

http://www.obciencias.com.br/
Prova de Biologia feita para alunos do Ensino Médio. Cobre a matéria do Ensino Médio e conteúdo extra (normalmente visto em materiais de introdução do Ensino Superior, ou estudando as provas passadas). Os vencedores desta representam o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e na Iberoamericana de Biologia!

http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/Paginas/default.aspx
Trata-se de uma Olimpíada de Lógica nos níveis Iniciação 1 (até o 7º ano) e Iniciação 2 (até o 9º ano) e de programação computacional para os níveis Programação Júnior (até o 9º ano), Programação 1 (até a 1 série) e Programação 2 (até a 3ª série). Os vencedores da P2 participam da seletiva que seleciona os alunos que nos representarão na Olimpíada Internacional de Informática!

http://olimpiada.ic.unicamp.br/
Trata-se de uma Olimpíada de Lógica nos níveis Iniciação 1 (até o 7º ano) e Iniciação 2 (até o 9º ano) e de programação computacional para os níveis Programação Júnior (até o 9º ano), Programação 1 (até a 1 série) e Programação 2 (até a 3ª série). Os vencedores da P2 participam da seletiva que seleciona os alunos que nos representarão na Olimpíada Internacional de Informática!

http://olimpiada.ic.unicamp.br/
É uma olimpíada científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

http://obgeografia.org
A cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março, um gigantesco número de estudantes (neste ano, mais de seis milhões) em todo o mundo faz parte de um importante evento internacional de Matemática, uma competição chamada Canguru de Matemática.

http://www.cangurudematematicabrasil.com.br/
É uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Em 2017, as escolas privadas de todo o Brasil estão sendo convidadas a participar da OBMEP.

www.obmep.org.br/

SERVIÇOS DIGITAIS

Pais e alunos têm acesso aos serviços digitais disponíveis no portal Ari de Sá, criteriosamente desenvolvidos, visando a complementar as atividades de ensino. Para ter acesso aos serviços é necessário ter um login e senha. Caso não possua, favor acessar o site: https://servicos.aridesa.com.br/primeiroacessoari/ ou entrar em contado através do telefone 85 3477-2097 ou pelo e-mail aridesa@aridesa.com.br

A Escola dispõe, além do Disque Tarefa, do serviço de Agenda Diária, que informa conteúdos e tarefas ministrados todos os dias.
Pais e alunos podem acompanhar o resultado das avaliações à medida que as notas forem lançadas pelos professores. Além disso, é enviado toda sexta-feira para o e-mail dos pais um resumo das notas lançadas durante a semana.
Através desse serviço, o aluno terá acesso a vários conteúdos escolares tais como: aulas digitais, exercícios de revisão, dicas de sites, provas de vestibulares, aprofundamento de conteúdos oferecidos pelos professores, etc. Tudo isso visando a complementar as atividades de ensino.
Caso seja necessário é possível retirar a 2ª via do boleto bancário.
Ofertamos o serviço de declaração para imposto de renda.
Ao final de cada capítulo, disponibilizamos para os alunos o gabarito e a resolução do material didático, como fonte de estudo.
A disciplina de Redação possui um site específico em que são disponibilizados conteúdos como dicas de ortografia e gramática, temas e propostas, oficina de produção textual e também são feitos os agendamentos de utilização do Laboratório de Redação.
Os conteúdos das provas parciais e globais são disponibilizados aos alunos, para uma melhor orientação de seus estudos.
Com o objetivo de testar os conhecimentos dos alunos, o Colégio Ari de Sá disponibiliza o serviço de simulado com questões de diversos vestibulares.

EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

A Educação Física, como componente curricular obrigatório da Educação Básica, deve contribuir para que as crianças e os adolescentes adotem um estilo de vida fisicamente ativo. As aulas de educação física promovem uma maior socialização, evitando o sedentarismo e contribuindo para a saúde dos alunos.

  • Objetivo: Assumir uma postura ativa na prática das atividades físicas, consciente da importância delas na vida do cidadão, participando das atividades, compreendendo as diferenças individuais, procurando colaborar para o desenvolvimento do grupo.
  • Como Funciona: Aulas práticas com profissionais formados abordando atividades recreativas e esportivas através de uma sistemática lúdica.
  • Seleções Esportivas: Ofertamos modalidades de vôlei, basquete e futsal, para o público masculino e feminino, desenvolvendo a formação integral do nosso aluno através dos valores que o esporte agrega.

SAS - PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO

O aluno SAS dispõe, além do material didático, a tecnologia SAS Digital, que é um conjunto de soluções educacionais que integram tecnologia e conteúdo pedagógico visando complementar o estudo. Acesse: https://saseducacao.com.br/

Respostas completas das atividades propostas nos livros didáticos.

Versão digital do material didático do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, enriquecida com ferramentas e recursos tecnológicos.

Espaço virtual com ferramentas tecnológicas e conteúdos exclusivos do SAS Plataforma de Educação.

Aplicativo que permite ao aluno e ao seu responsável o acesso, de forma rápida e fácil, aos produtos e serviços.

Videoaulas de todas as disciplinas.

Verificação de aprendizagem com relatórios de desempenho do aluno, possibilitando diagnosticar seu nível de domínio dos conteúdos.

Atividades organizadas segundo as necessidades de aprendizagem do aluno, de forma adaptativa e personalizada.