Biblioteca Ari de Sá

BIBLIOTECA

OBJETIVOS

A biblioteca é parte integral do processo educativo e responsável pela difusão de informações atuais e indispensáveis no processo ensino-aprendizagem. Pensando nisso, a Escola, por meio de projetos realizados pela equipe da biblioteca, tem como objetivo fazer com que os alunos, através de atividades, desenvolvam o senso de responsabilidade e cidadania, ampliando seu repertório e sua visão de mundo. Sendo assim, é essencial o cumprimento dos seguintes objetivos:

  • Promover a criação e manutenção nos alunos do hábito e do prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas ao longo da vida;
  • Apoiar os estudantes na aprendizagem e na prática de habilidades para avaliar e usar a informação, em suas variadas formas, suportes ou meios, incluindo, sobretudo, a sensibilidade para utilizar adequadamente as formas de comunicação com a comunidade em que estão inseridos;

ACERVO

Nossas bibliotecas possuem o maior acervo da cidade de Fortaleza, em nível de escolas particulares, ultrapassando a marca de 134 mil livros. Além disso, as obras são selecionadas cuidadosamente, com temas atraentes e linguagem adequada para cada idade, garantindo, assim, a diversão e o prazer pela leitura.

Biblioteca Infantil - Sede Washington Soares e Biblioteca Infantil - Sede Aldeota - Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)


  • Literatura infantil;
  • Literatura infantojuvenil;
  • Literatura inglesa;
  • Livros técnicos;
  • Obras de referência (dicionários, catálogos, atlas, enciclopédias, biografias, almanaques e mapas);
  • Periódicos (jornais, anuários e revistas informativas e em quadrinhos).

Biblioteca Juvenil Washington Soares, Biblioteca Juvenil Duque de Caxias, Biblioteca Juvenil Major Facundo e Biblioteca Juvenil Aldeota - Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular


  • Literatura (brasileira, estrangeira, infantojuvenil, juvenil);
  • Livros técnicos (sociologia, psicologia, filosofia, religião, educação etc.);
  • Obras de referência (dicionários, atlas, enciclopédias, biografias, almanaques e mapas);
  • Periódicos (jornais, anuários, revistas informativas);
  • Didáticos (Português, Matemática, Geografia, História, Química, Física, Biologia, Espanhol, Inglês etc.);
  • Computadores (os alunos têm acesso à internet através de tablets e computadores para pesquisa).

ATIVIDADES

A biblioteca escolar deve ser vista como um espaço dinâmico e indispensável na formação do cidadão. Portanto, a biblioteca de nossa escola disponibiliza aos nossos alunos diversos projetos e atividades literárias, permitindo que eles adquiram o prazer de ler. Entre essas iniciativas, destacam-se:

ESPAÇO

Para garantir a qualidade de nossos serviços aos alunos, nossas bibliotecas são padronizadas, proporcionando um ambiente de estudo acolhedor e uniforme.

LINCOTECA

A biblioteca de nossa escola disponibiliza um acervo de links importantes para auxiliar nas pesquisas de nossos alunos.

Biblioteca Apostólica Vaticana – biblioteca que possui um arquivo secreto;

http://bav.vatican.va/

 

Biblioteca Central – localize os livros das bibliotecas da UFRGS

https://www.biblioteca.ufrgs.br/

 

Biblioteca del Congreso – item Expo Virtual mostra alguns tesouros dessa biblioteca argentina;

http://www.bcnbib.gov.ar/

 

Biblioteca Digital Andina – Bolívia, Colômbia, Equador e Peru estão representados;

http://www.comunidadandina.org/bda/

 

Biblioteca Digital de Obras Raras – livros completos digitalizados, como um de Lavoisier editado no século 19;

http://www.obrasraras.usp.br/

 

Biblioteca Nacional de Maestros – biblioteca argentina voltada para a comunidade educativa;

http://www.bnm.me.gov.ar/

 

Biblioteca do Senado Federal – sistema de busca nos 150 mil títulos da biblioteca;

http://www.senado.gov.br/sf/Biblioteca/default.asp

 

Biblioteca Mário de Andrade – acervo, eventos e história da principal biblioteca de São Paulo;

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/

 

Biblioteca Nacional de Portugal – apresenta páginas especiais com reproduções relacionadas a Eça de Queirós e a Giuseppe Verdi, entre outros;

http://www.bn.pt/

 

Biblioteca Nacional del Perú – alguns livros eletrônicos, mapas e imagens;

http://www.bne.es/

 

Biblioteca Nacional de la República Argentina – biblioteca, mapoteca e fototeca;

http://www.bn.gov.ar/

 

Biblioteca Româneasca – textos em romeno e dados sobre autores do país;

http://www.obrasraras.usp.br/

 

Biblioteca Nazionale Centrale di Roma – expõe detalhes de obras antigas de seu catálogo;

http://www.bncrm.librari.beniculturali.it/

 

Biblioteca Virtual Galega – textos em língua galega, parecida com o português;

http://www.bnm.me.gov.ar/

 

Bibliotheca Alexandrina – conheça a instituição criada à sombra da famosa biblioteca, que sumiu há mais de 1.600 anos;

http://www.senado.gov.br/sf/Biblioteca/default.asp

 

Crime Library – histórias reais de criminosos, espiões e terroristas;

http://www.trutv.com/library/crime/index.html

 

Human Rights Library – mais de 14 mil documentos relacionados aos direitos humanos;

http://www1.umn.edu/humanrts/

 

IDRC Library – textos e imagens desse centro de estudos do desenvolvimento internacional;

http://www.idrc.ca/library/

 

Internet Ancient History Sourcebook – página dedicada à difusão de documentos da Antiguidade;

http://www.fordham.edu/halsall/ancient/asbook.html

 

Internet Archive – guarda páginas da internet em seus diversos estágios de evolução;

http://www.archive.org/index.php

 

Internet Public Library – indica páginas em que se podem ler documentos sobre áreas específicas do conhecimento;

http://www.ipl.org/

 

LibDex – índice para localizar mais de 18 mil bibliotecas do mundo todo e seus sites;

http://www.libdex.com/

 

Lib-web-cats – enumera bibliotecas de mais de 60 países, mas o foco são os EUA e o Canadá ;

http://www.librarytechnology.org/libwebcats/

 

Mosteiro São Geraldo – livros e periódicos sobre história e literatura húngara, filosofia, teologia e religião;

http://www.msg.org.br/

 

Oxford Digital Library – centraliza acesso a projetos digitais das bibliotecas da Universidade de Oxford;

http://www.odl.ox.ac.uk/

 

National Library of Australia – divulga periódicos australianos da década de 1840;

http://www.nla.gov.au/

 

Perseus Digital Library – dedicado a estudos sobre os gregos e romanos antigos;

http://www.perseus.tufts.edu/

 

Servei de Biblioteques – bibliotecas da Universidade Autônoma de Barcelona;

http://www.uab.es/servlet/Satellite?cid=1100266971251&pagename=BibUAB%2FPage%2FTemplatePlanaBibUAB

 

The British Library – além de busca no catálogo, tem coleções virtuais separadas por região geográfica;

http://www.bl.uk/

 

The Digital Library – diversas coleções temáticas, como a de escritoras negras americanas do século 19;

http://www.digital.nypl.org/

 

The Huntington – grande quantidade de obras raras em arte e botânica;

http://www.huntington.org/

 

The Math Forum – textos que se propõem a auxiliar no ensino da matemática;

http://www.mathforum.org/library/

 

Treasures of Keyo University – um dos destaques é a reprodução da Bíblia de Gutenberg;

http://www.humi.keio.ac.jp/treasures/

 

Unesco Libraries Portal – informações sobre bibliotecas e projetos voltados para a preservação da memória;

http://www.unesco-ci.org/cgi-bin/portals/libraries/page.cgi?d=1

 

UOL Biblioteca – dicionários, guias de turismo e especiais noticiosos;

http://biblioteca.uol.com.br/

 

UT Library Online – possui uma ampla coleção de mapas;

http://www.lib.utexas.edu/

 

The Math Forum – textos que se propõem a auxiliar no ensino da matemática;

http://www.mathforum.org/library/

 

Treasures of Keyo University – um dos destaques é a reprodução da Bíblia de Gutenberg;

http://www.humi.keio.ac.jp/treasures/

 

EVENTOS

A Literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. Por isso, pensamos e organizamos momentos especiais em que elas possam ter um contato mais próximo e lúdico com a leitura.

  • Projeto Conhecendo a nossa Biblioteca: Um momento especial que ocorre no início do ano letivo, no qual os alunos recebem orientações detalhadas sobre o funcionamento e os projetos da biblioteca.
  • Projeto Quarta da Contação: Toda quarta-feira, na biblioteca infantil, os alunos têm a oportunidade de compartilhar suas histórias favoritas com os colegas durante o horário do recreio. Nesse ambiente descontraído e de muito respeito, todos colaboram para tornar a contação de histórias valiosa e divertida.
  • Semana Nacional do Livro Infantil:Durante essa semana, prestamos homenagem a alguns de nossos escritores infantis. A programação inclui contação de histórias, bate-papo com escritores e oficinas de leitura. É um momento de total envolvimento com a leitura e a literatura.
  • Semana do Livro e da Biblioteca:No mês de outubro, celebramos e homenageamos diversos escritores brasileiros. Nossos alunos desfrutam de atividades como contação de histórias e bate-papo com escritores. Além disso, premiamos os alunos que mais utilizam a biblioteca por meio do empréstimo de livros.
  • Dia Nacional da Poesia:No dia do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, prestamos homenagem com atividades dedicadas à poesia. Com muita leitura, alegria e proximidade com esse gênero literário, nossos alunos declamam suas próprias poesias e têm a oportunidade de conhecer obras de outros renomados poetas brasileiros.
  • Leitura Solidária:Durante a Semana Cidadã, realizamos o projeto que oferece leitura à comunidade carente. Nesse período, eles têm a oportunidade de participar de contações de histórias, teatro de fantoches e oficinas literárias, promovendo o acesso à cultura e à educação de forma inclusiva.

I ♥ LER

A campanha ‘EU ♥ LER’ é um forte incentivo à leitura em nossa escola, promovendo atividades lúdicas para envolver nossos alunos nesse mundo fascinante. Uma das ferramentas de comunicação essenciais é um blog, no qual alunos, professores e funcionários podem trocar ideias sobre leituras e compartilhar experiências enriquecedoras.

NORMAS

A biblioteca, como setor em constante desenvolvimento, mantém uma política de seleção para aquisição de novos títulos. Isso é feito mediante consulta aos catálogos das editoras, considerando as indicações de professores e coordenadores, além de valorizar as sugestões valiosas dos alunos e funcionários.

O empréstimo é autorizado a toda comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários) que estejam matriculados na Escola.

  • Para pais e alunos da Educação Infantil e Ens. Fund. I serão emprestados, no máximo, 3 (três) livros com prazo de 8 (oito) dias para devolução.
  • Para pais e alunos do Ens. Fund. II, Ensino Médio e Pré-Vestibular serão emprestados, no máximo, 5 (cinco) livros com prazo de 15 (quinze) dias para devolução.

  • Para professores e funcionários – serão emprestados no máximo 5 (cinco) livros com prazo de 15 (quinze) dias para devolução.
  • A renovação do empréstimo será permitida caso o livro não esteja reservado a outro usuário.
  • No caso de extravio ou danos causados aos livros, o usuário deverá fazer a reposição do exemplar. Se a edição estiver esgotada, o aluno deverá procurar a bibliotecária para a sugestão de um novo título.
  • O atraso na devolução dos livros impossibilitará o usuário de realizar outro empréstimo. Para os alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular será cobrada multa de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por título, por dia em atraso. 
  • O ambiente da Biblioteca é destinado ao estudo e à pesquisa, o usuário deverá, portanto, manter-se em silêncio no recinto da mesma.
  • Não será permitido no recinto da Biblioteca o consumo de alimentos de qualquer espécie.
  • É expressamente proibida a entrada de alunos (as) trajando bermudas, shorts, minissaias, camisetas regata e/ou chinelos.
  • É dever do usuário respeitar as regras de funcionamento da Biblioteca.
  • Caso alguma obra seja extraviada ou danificada o responsável deverá fazer a reposição com o mesmo título ou semelhante, para maiores orientações entrar em contato com a Biblioteca da sede.