Ensino Fundamental I

ENSINO FUNDAMENTAL I

OBJETIVOS

  • Desenvolver uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade.
  • Exercer a cidadania e viver valores éticos.

PROPOSTA CURRICULAR

  • Disciplinas:
    1. 1º Ano: Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade, Música, Educação Física e Tecnologia Educacional;
    2. 2º ao 5º Ano: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Informática;
    3. 4º e 5º Ano: Formação Humana.
  • Programa Bilíngue (da Educação Infantil ao 6º Ano do Ensino Fundamental II).

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Os alunos fazem o hasteamento da bandeira do Brasil e cantam o hino nacional. Assim, são despertados para a importância do patriotismo e a conscientização dos direitos e dos deveres de cidadão. Em todas as solenidades, é obrigatório esse momento cívico. Na frente das escolas, é mantida hasteada a Bandeira Nacional.

Dentro do processo educacional, realizamos com os alunos, durante o ano letivo, aulas de campo. Essas atividades contribuem para uma maior eficácia e complementação dos estudos. São atividades vivenciadas de situações observáveis que proporcionam aos alunos conhecimentos de natureza global, por meio do contato direto com a realidade, maior socialização, progresso na verbalização de suas ações e dimensionamento de seu espaço geográfico e cultural.

Durante o ano letivo, os alunos participam de campanhas de doação de leite em pó e brinquedos para as crianças carentes.
Atividade de conscientização diante da necessidade de assistência aos menos favorecidos. Alunos e pais, com o apoio da Escola, promovem campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis para os idosos carentes da comunidade. A campanha culmina com a Festa da Pessoa Idosa, na qual é oferecido um lanche e distribuídas cestas básicas. Estudantes animam a festa com atividades lúdicas.
Realizamos cultos e missas em homenagem ao dia das mães e no término de curso do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. As celebrações são realizadas na escola. Ressaltamos que a Escola acolhe a todas as religiões que preguem o bem, a tolerância e a solidariedade.
Com o objetivo de ampliar a educação formal, ultrapassar os limites da sala de aula e contribuir com o crescimento humano, o Colégio Ari de Sá promove o CICLO DE PALESTRAS com a colaboração do Núcleo Psicanalítico de Fortaleza, presidido pela médica e psicanalista Sônia Lobo. São encontros na forma de conferências seguidas de debate, proferidas por profissionais de alto nível.
Férias é tempo de brincar, descontrair, passear, rir, cantar, dançar, divertir-se, conviver com amigos. Pensando nisso, o Colégio Ari de Sá prepara aos seus alunos e amigos uma deliciosa e divertida Colônia de Férias cheia de alegria e muita animação!
Participam alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio. Considerado um dos mais importantes eventos da Escola em razão de seu caráter educativo e formativo, pois, além de trabalhar competências artístico-culturais, revela todo o potencial criativo dos alunos. O concurso culmina com o lançamento da Coletânea Jovem Ari de Sá, em que são publicados os melhores trabalhos de cada modalidade.
Algumas datas comemorativas são lembradas na escola através de homenagens, festas, reflexões, tais como: Dia Internacional da Poesia, Dia Mundial da Saúde, Páscoa, Dia Internacional da Mulher, Dia Internacional do Planeta Terra, Dia das Mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Festas Juninas, Dia dos Pais, Dia Internacional da Pessoa Idosa, Dia do Professor e Dia do Estudante.
Festa em homenagem aos alunos que concluem o 1º Ano, período marcante da vida escolar no qual os educandos aprendem a ler e a escrever. Na ocasião, é lançado um livro contendo textos produzidos pelos próprios alunos.
Direcionada as crianças e adolescentes que têm interesse por artes marciais. São preparados na própria Escola para fazer das artes marciais um instrumento de defesa, não de agressividade. Faixa etária: Consultar a secretária de sua sede. Obs: A modalidade de Caratê está disponível apenas para a sede Aldeota
Direcionada às crianças e aos adolescentes que apreciam a expressão corporal. Modalidades ofertadas: Baby Class, Ballet Clássico, Jazz, Sapateado, Zumba Fitness e Ginástica Rítmica Desportiva. Obs: Sapateado, Zumba Fitness e Ginástica Rítmica Desportiva apenas para a sede Aldeota. Faixa etária: consultar a secretaria de sua sede.
O Colégio Ari de Sá, em convênio com a HappyCode, oferece ensino de Lógica de Programação e Robótica (Drones) para crianças. O curso é dividido em módulos, nos quais o aluno aprende os princípios de programação na produção dos próprios jogos 3D ou utilizando Drones e a plataforma Arduino. Faixa Etária: 5 a 11 anos.
A importância da natação para a sociedade humana é inquestionável, pois os benefícios dos exercícios físicos que a água exerce, traz um extraordinário bem-estar ao corpo e à mente. A modalidade é direcionada aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Anualmente é realizado o Festival de Natação. Faixa etária: Consultar a secretaria de sua sede.
Os alunos praticam atividades no esporte de seu interesse: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol. Faixa etária: consultar a secretaria de sua sede.
Trata-se da culminância de um trabalho dirigido de História e Geografia dos alunos do 5° ano. Através de danças e trabalhos expositivos, as belezas e as tradições do Nordeste brasileiro são apresentadas em uma feira cultural.
Essa é uma forma de vivenciar a cultura e os costumes de nosso povo. Os alunos fazem apresentações de dança caracterizados de acordo com essa temática. Após as apresentações, as crianças têm a oportunidade de se divertir nas barraquinhas de brincadeiras e se deliciarem com as comidas típicas juntamente com suas famílias.
Acreditamos que a música é uma forma de conhecimento e um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento. São orientados por uma regente e fazem apresentações em festas da Escola e em locais públicos. Público-Alvo: alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
Através do esporte, os alunos vivenciam valores como: o respeito, a disciplina, a amizade, o trabalho em equipe e a competição saudável. Ao final da competição esportiva, os alunos da escola são agraciados com medalhas de honra ao mérito.
Nos Laboratórios de Ciências (Biologia e Física) e Tecnologia Educacional, nossos alunos participam de aulas práticas sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula.
A nutricionista da Escola realiza atividades durante o ano letivo com o objetivo de desenvolver, nos alunos, hábitos alimentares saudáveis.
Destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, tem o objetivo de aprimorar o raciocínio lógico e a capacidade de trabalhar com os aspectos quantitativos da realidade e a resolução de situações-problema no cotidiano em horários extracurriculares.
Destinada aos alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de aprimorar as habilidades do uso da língua materna por meio de práticas de expressão oral, leitura e produção de texto em horários extracurriculares.
O Colégio Ari de Sá oferece aos alunos do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental a oportunidade de participarem de algumas olimpíadas nacionais e internacionais, como a Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) e a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). Para os alunos inscritos, a Escola oferta aulas preparatórias, em que são dadas orientações gerais sobre as provas e realizados alguns exercícios.
Destinada aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I e para os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II que, porventura, não tenham, ainda, feito a Primeira Eucaristia.
O Projeto de Transição do 5° para o 6° ano visa proporcionar aos alunos e aos seus pais momentos em que possam expressar seus sentimentos, suas expectativas e suas dúvidas em relação a essa transição. Várias ações são desenvolvidas durante o 2° semestre do ano letivo, tais como:
  • Tour pela Escola para conhecer os espaços do Fundamental II que os alunos mais frequentarão a partir do 6º Ano;
  • Aulas ministradas nas salas do Fundamental II;
  • Aulas com professores do 6° Ano no espaço do Fundamental I;
  • Palestras com especialistas da Escola esclarecendo as principais dúvidas relacionadas ao novo segmento etc.
Durante o recreio, os alunos do Ensino Fundamental, orientados pelos recreadores, participam de atividades lúdicas e esportivas.
No início do ano letivo, são realizadas reuniões para que os pais conheçam a proposta pedagógica, os serviços da Escola e exponham críticas e sugestões. No decorrer do ano, acontecem reuniões com atendimentos individualizados aos responsáveis para a entrega de boletins e relatórios dos alunos.
Acontece no mês de outubro, em que homenageamos mais escritores brasileiros, nossos alunos têm acesso à contação de histórias e bate-papo com escritores. Além disso, há premiação dos alunos que mais fazem empréstimos de livros na biblioteca.
É uma semana em que homenageamos alguns de nossos escritores infantis. Durante esse período, há contação de histórias, bate-papo com escritores, oficinas de leitura. Esse é um momento de envolvimento total com a leitura.
São sessões de cinema sobre diversos temas da atualidade, comentadas pelo Grupo Só Freud, coordenado pela médica e psicanalista Regina Alcântara e composto por psicoterapeutas, médicos, psicólogos.

PROGRAMA BILÍNGUE

O Colégio Ari de Sá Cavalcante firma convênio com a International School para o desenvolvimento de uma proposta educacional baseada na implementação do programa bilíngue.

A International School é um centro preparatório para os renomados exames da Universidade de Cambridge, e seu programa completo prepara o aluno para obter esse reconhecimento internacional.

A proposta educacional da International School busca excelência dentro de um contexto de ensino de língua inglesa, tendo padrões educacionais como seus pilares. Com base nas diretrizes estruturadas pelo CLIL (Contentand Language Integrad Learning), o foco está no aprendizado da língua por meio de conteúdos em uma abordagem de Aprender Fazendo.

Nessa perspectiva, o ensino, dentro da sala de aula, é contemplado por materiais didáticos e kits LEGO Education, incluindo robótica e educação tecnológica.

Todos os dias, as turmas da Educação Infantil até o 6º Ano do Ensino Fundamental II terão aulas em inglês, a partir de 2019, o programa bilíngue se estenderá até o 7º ano do Ensino Fundamental II.

A partir da primeira semana de aula, o(a) professor(a) de Inglês falará com os alunos, em sala de aula, apenas em língua inglesa.

STI — Sistema de Turno Integral

O que é?

Uma proposta que visa

  • Ao desenvolvimento da autonomia da criança no processo de aprendizagem com acompanhamento e orientação de suas tarefas escolares;
  • À formação do hábito de estudo e ao cumprimento de suas responsabilidades;
  • Ao convívio com colegas em uma relação de ajuda recíproca;
  • À utilização do tempo com atividades saudáveis que contribuam para seu desenvolvimento social, intelectual e motor.

Como funciona?

Após as aulas do turno da manhã, o aluno terá o período da tarde dedicado à resolução das tarefas de casa e à prática de atividades extracurriculares.

Para as crianças da Educação Infantil, o cuidar é o objetivo principal do STI. Por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento das crianças é estimulado. A partir do Infantil II, também são ofertadas aulas de natação.

Para os alunos do Infantil V ao 5º ano, são ofertadas atividades diversificadas, como: oficina de leitura, dança, natação, futsal, piqueniques, teatros, oficina de culinária, projeções de filmes, apresentações artísticas etc.

Para os alunos do 6º ano, o principal objetivo é o foco nos estudos.

Como é feito o acompanhamento das tarefas?

Durante a resolução de tarefas, a criança aprende a estudar acompanhada por professoras especializadas. Ela é estimulada a pensar e pesquisar para construir suas respostas.

Ao longo da etapa, é oferecido reforço para os alunos que apresentarem rendimento escolar abaixo do esperado. No período de provas, são feitas revisões dos conteúdos.

E a alimentação?

O almoço, no refeitório da Escola, é opcional. O cardápio é elaborado cuidadosamente pela nutricionista da Escola para atender às necessidades nutricionais da criança. Mensalmente, os pais recebem o cardápio para efeito de acompanhamento. Durante o almoço, as crianças são assistidas por uma equipe que as orienta na formação de bons hábitos alimentares e posturas adequadas à mesa, além de incentivar o uso da língua inglesa.

Após o almoço, tem o horário do soninho para as crianças da Educação Infantil e atividades relaxantes para as crianças do Fundamental I em espaços como: sala de repouso, biblioteca e laboratório de informática.

A criança que optar almoçar em casa deverá retornar à Escola às 13h30min, para as atividades do período da tarde.

Como termina o dia?

As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família sem preocupações com as tarefas escolares.

É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.

REFLETINDO COM A FAMÍLIA

O Refletindo com a Família é um projeto desenvolvido pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica), que tem como objetivo auxiliar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. Mensalmente, as famílias recebem um texto abordando temas pertinentes à educação de crianças, como relação pais/filhos, limites, valores, tecnologia, entre outras temáticas.

Dessa forma, procuramos envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem, buscando contribuir para a formação íntegra das crianças.