Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVOS

A Educação Infantil, no Colégio Ari de Sá Cavalcante, baseia-se na crença de que o aluno é agente de seu próprio conhecimento, em que seu universo, enquanto aprendiz, é o ponto de partida de toda aprendizagem.

Levando em consideração esse princípio, a Escola tem como objetivos:

PROPOSTA CURRICULAR

A proposta curricular da Educação Infantil do Colégio Ari de Sá Cavalcante está fundamentada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um documento que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais, visando a formação humana integral. Neste contexto, a nossa organização curricular se estrutura a partir dos eixos “interações e brincadeiras”, defendendo a ideia de que por meio desses conceitos as crianças constroem e se apropriam de conhecimentos.

A BNCC estabelece experiências fundamentais para que as crianças desenvolvam habilidades, noções, conhecimentos, atitudes, valores e afetos, distribuindo essas experiências em cinco campos que são explorados de forma integrada durante toda a rotina escolar:

De acordo com este arranjo curricular, as situações e as experiências vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar asseguram os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Cada etapa da Educação Infantil utiliza um repertório de sequências de atividades, visando garantir vivências integradas aos cinco campos de experiências e que criem condições para que as crianças alcancem os objetivos propostos pela BNCC.

O trabalho com as sequências didáticas articula vivências, habilidades e conhecimentos, contemplando as múltiplas linguagens e a continuidade das experiências que as crianças vivenciam na escola, inserindo-as em contextos lúdicos, explorando espaços e investigando sobre temas diversos.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Dentro do processo educacional, realizamos com as crianças, durante o ano letivo, aulas de campo. Essas atividades contemplam contextos artísticos, culturais ou científicos, por meio do contato direto com a realidade ou com a natureza. As aulas de campo são feitas sem pernoite. A criança vai e retorna do destino no mesmo dia, de modo que durma em casa.
Atividade de conscientização diante da necessidade de assistência aos menos favorecidos. Crianças e pais, com o apoio da Escola, promovem campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis para os idosos carentes da comunidade. A campanha culmina com a Festa da Pessoa Idosa, na qual é oferecido um lanche e distribuídas cestas básicas.
Durante o ano letivo, as crianças participam de campanhas de doação de leite em pó e brinquedos para as crianças carentes.
Férias é tempo de brincar, descontrair, passear, rir, cantar, dançar, divertir-se, conviver com amigos. Pensando nisso, o Colégio Ari de Sá prepara para nossas crianças e amigos uma deliciosa e divertida Colônia de Férias cheia de alegria e muita animação!
Realizamos cultos e missas em homenagem ao dia das mães e no término de curso do 9º ano do Ens. Fundamental e 3ª série do Ens. Médio. As celebrações são realizadas na escola. Ressaltamos que a escola acolhe a todas as religiões que preguem o bem, a tolerância e a solidariedade.
Algumas datas comemorativas são lembradas na Escola através de homenagens, festas e reflexões, tais como: Carnaval, Dia Mundial da Saúde, Dia Internacional da Mulher, Dia do Índio, Dia Internacional do Planeta Terra, Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia dos Pais, Dia do Estudante, Semana da Pátria, Dia da Criança, Dia Internacional da Poesia, Dia da Bandeira, Natal.
Direcionada às crianças que apreciam a expressão corporal. Modalidades ofertadas: Baby Class. Faixa etária: consultar a secretaria de sua sede.
A importância da natação é inquestionável, pois os benefícios dos exercícios físicos que a água exerce, traz um extraordinário bem-estar ao corpo e à mente. A modalidade é direcionada aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Anualmente é realizado o festival de natação. Faixa etária: Consultar a secretária de sua sede.
Direcionado às crianças que têm interesse por esportes coletivos: Futsal.
Essa é uma forma de vivenciar a cultura e os costumes de nosso povo. As crianças fazem apresentações de dança caracterizadas de acordo com essa temática. Após as apresentações, têm a oportunidade de se divertir nas barraquinhas de brincadeiras, além de se deliciarem com as comidas típicas junto de suas famílias.
Através do esporte, as crianças vivenciam valores como: o respeito, a disciplina, a amizade, o trabalho em equipe e a competição saudável. Ao final da competição esportiva, os participantes são agraciados com medalhas de honra ao mérito.
A nutricionista da escola realiza atividades durante o ano letivo com o objetivo de incentivar, nas crianças, hábitos alimentares saudáveis.
A fonoaudióloga da escola realiza atividades em sala durante o ano letivo com o objetivo de incentivar, nas crianças, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da linguagem oral e escrita.
No início do ano letivo, são realizadas reuniões para que os pais conheçam a proposta pedagógica, os serviços da Escola e exponham críticas e sugestões. No decorrer do ano, ao término de cada etapa, acontecem reuniões com atendimentos individualizados aos responsáveis para a entrega de boletins e relatórios das crianças.
Acontece no mês de outubro, em que homenageamos mais escritores brasileiros. As crianças têm acesso à contação de histórias e bate-papo com escritores. Além disso, há premiação das crianças que mais fazem empréstimos de livros na biblioteca.
É uma semana em que homenageamos alguns de nossos escritores infantis. Durante esse período, há contação de histórias, bate-papo com escritores, oficinas de leitura. Esse é um momento de envolvimento total com a leitura.

PROGRAMA BILÍNGUE

Todos os dias, as turmas da Educação Infantil ao 8º Ano do Ensino Fundamental têm aulas de inglês, com professores que falam somente em inglês com os alunos. No entanto, os demais conteúdos são ensinados na língua portuguesa.

STI — Sistema de Turno Integral

O que é?

Uma proposta que visa

  • Ao desenvolvimento da autonomia da criança no processo de aprendizagem com acompanhamento e orientação de suas tarefas escolares;
  • À formação do hábito de estudo e ao cumprimento de suas responsabilidades;
  • Ao convívio com colegas em uma relação de ajuda recíproca;
  • À utilização do tempo com atividades saudáveis que contribuam para seu desenvolvimento social, intelectual e motor.

Como funciona?


Após as aulas do turno da manhã, o aluno terá o período da tarde dedicado à resolução das tarefas de casa e à prática de atividades extracurriculares.

Para as crianças da Educação Infantil, o cuidar é o objetivo principal do STI. Por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento das crianças é estimulado. A partir do Infantil II, também são ofertadas aulas de natação.

Para os alunos do Infantil V ao 5º Ano, são ofertadas atividades diversificadas, como: oficina de leitura, dança, natação, futsal, piqueniques, teatros, oficina de culinária, projeções de filmes, apresentações artísticas etc.

Para os alunos do 6º Ano, o principal objetivo é o foco nos estudos.

Como é feito o acompanhamento das tarefas?


As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.

É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.

E a alimentação?


O almoço, no refeitório da Escola, é opcional. O cardápio é elaborado cuidadosamente pela nutricionista da Escola para atender às necessidades nutricionais da criança. Mensalmente, os pais recebem o cardápio para efeito de acompanhamento. Durante o almoço, as crianças são assistidas por uma equipe que as orienta na formação de bons hábitos alimentares, posturas adequadas à mesa, além de incentivar o uso da língua inglesa.

Após o almoço, tem o horário do soninho para as crianças da Educação Infantil e atividades relaxantes para as crianças do Fundamental I em espaços como: a sala de repouso, a biblioteca e o laboratório de tecnologia educacional.

A criança que optar almoçar em casa deverá retornar à Escola às 13h30min, para as atividades do período da tarde.

Como termina o dia?


As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.

É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.

REFLETINDO COM A FAMÍLIA

O Refletindo com a Família é um projeto desenvolvido pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica), que tem como objetivo auxiliar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. Mensalmente, as famílias recebem um texto abordando temas pertinentes à educação de crianças, como relação pais/filhos, limites, valores, tecnologia, entre outras temáticas.

Dessa forma, procuramos envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem, buscando contribuir para a formação integral das crianças.

COMO AJUDAR OS FILHOS A DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL