EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVOS
A Educação Infantil, no Colégio Ari de Sá Cavalcante, baseia-se na crença de que o aluno é agente de seu próprio conhecimento, em que seu universo, enquanto aprendiz, é o ponto de partida de toda aprendizagem.
Levando em consideração esse princípio, a Escola tem como objetivos:
- Proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança;
- Ampliar experiências e estimular o interesse da criança pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
- Promover o desenvolvimento físico, motor, emocional, afetivo, cognitivo, moral e social da criança.
PROPOSTA CURRICULAR
A proposta curricular da Educação Infantil do Colégio Ari de Sá Cavalcante está fundamentada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um documento que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais, visando a formação humana integral. Neste contexto, a nossa organização curricular se estrutura a partir dos eixos “interações e brincadeiras”, defendendo a ideia de que por meio desses conceitos as crianças constroem e se apropriam de conhecimentos.
A BNCC estabelece experiências fundamentais para que as crianças desenvolvam habilidades, noções, conhecimentos, atitudes, valores e afetos, distribuindo essas experiências em cinco campos que são explorados de forma integrada durante toda a rotina escolar:
- O eu, o outro e o nós - Experiências que favorecem a construção da identidade, o conhecimento de si e do outro, as relações e os vínculos do grupo.
- Corpo, gestos e movimentos – Propostas que incentivam a expressão corporal através de brincadeiras, músicas e danças, explorando os movimentos e diversos espaços.
- Traços, sons cores e formas; - Experiências que valorizam as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, explorando criações musicais, ritmo, desenhos, pinturas, modelagens, fotografias, etc.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação – Contempla vivências com a linguagem oral, ampliando as formas de comunicação, explorando contações de histórias, cantigas, brincadeiras de roda, etc. Assim como compreende experiências relacionadas às práticas de leitura e escrita.
- Espaços, tempos quantidades, relações e transformações – Envolve experiências relacionadas aos números, contagem, medidas, tempo, espaços, quantidades, tamanhos e transformações de materiais, estabelecendo relações matemáticas.
De acordo com este arranjo curricular, as situações e as experiências vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar asseguram os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Cada etapa da Educação Infantil utiliza um repertório de sequências de atividades, visando garantir vivências integradas aos cinco campos de experiências e que criem condições para que as crianças alcancem os objetivos propostos pela BNCC.
O trabalho com as sequências didáticas articula vivências, habilidades e conhecimentos, contemplando as múltiplas linguagens e a continuidade das experiências que as crianças vivenciam na escola, inserindo-as em contextos lúdicos, explorando espaços e investigando sobre temas diversos.
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
PROGRAMA BILÍNGUE
Todos os dias, as turmas da Educação Infantil ao 8º Ano do Ensino Fundamental têm aulas de inglês, com professores que falam somente em inglês com os alunos. No entanto, os demais conteúdos são ensinados na língua portuguesa.
STI — Sistema de Turno Integral
O que é?
Uma proposta que visa
- Ao desenvolvimento da autonomia da criança no processo de aprendizagem com acompanhamento e orientação de suas tarefas escolares;
- À formação do hábito de estudo e ao cumprimento de suas responsabilidades;
- Ao convívio com colegas em uma relação de ajuda recíproca;
- À utilização do tempo com atividades saudáveis que contribuam para seu desenvolvimento social, intelectual e motor.
Como funciona?
Após as aulas do turno da manhã, o aluno terá o período da tarde dedicado à resolução das tarefas de casa e à prática de atividades extracurriculares.
Para as crianças da Educação Infantil, o cuidar é o objetivo principal do STI. Por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento das crianças é estimulado. A partir do Infantil II, também são ofertadas aulas de natação.
Para os alunos do Infantil V ao 5º Ano, são ofertadas atividades diversificadas, como: oficina de leitura, dança, natação, futsal, piqueniques, teatros, oficina de culinária, projeções de filmes, apresentações artísticas etc.
Para os alunos do 6º Ano, o principal objetivo é o foco nos estudos.
Como é feito o acompanhamento das tarefas?
As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.
É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.
E a alimentação?
O almoço, no refeitório da Escola, é opcional. O cardápio é elaborado cuidadosamente pela nutricionista da Escola para atender às necessidades nutricionais da criança. Mensalmente, os pais recebem o cardápio para efeito de acompanhamento. Durante o almoço, as crianças são assistidas por uma equipe que as orienta na formação de bons hábitos alimentares, posturas adequadas à mesa, além de incentivar o uso da língua inglesa.
Após o almoço, tem o horário do soninho para as crianças da Educação Infantil e atividades relaxantes para as crianças do Fundamental I em espaços como: a sala de repouso, a biblioteca e o laboratório de tecnologia educacional.
A criança que optar almoçar em casa deverá retornar à Escola às 13h30min, para as atividades do período da tarde.
Como termina o dia?
As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.
É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.
REFLETINDO COM A FAMÍLIA
O Refletindo com a Família é um projeto desenvolvido pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica), que tem como objetivo auxiliar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. Mensalmente, as famílias recebem um texto abordando temas pertinentes à educação de crianças, como relação pais/filhos, limites, valores, tecnologia, entre outras temáticas.
Dessa forma, procuramos envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem, buscando contribuir para a formação integral das crianças.