Regime Remoto Orientações 3ª série e Pré-vestibular

Prezadas Famílias e Prezados Alunos,


Esperamos que todos estejam bem.


Atualmente, estamos imersos em um cenário incerto, inesperado e desafiador. O que devemos fazer em tempos como esse é prosseguir com determinação, paciência, fé e muito amor.


Estamos sensíveis a tudo o que está acontecendo, mas, movidos pela paixão de educar, entendemos também que é hora de voltar às aulas, mas de uma maneira bem diferente da que estávamos habituados, agora por meio de estudos remotos. As aulas terão início no dia 18 de maio, segunda-feira, e acontecerão por meio da plataforma Microsoft Teams. A partir desta data, as aulas serão contabilizadas como dia letivo.


Acreditamos que, durante as aulas remotas, poderão surgir dificuldades iniciais, mas a parceria entre Família e Escola nos fará evoluir e superar os obstáculos que aparecerem.


Estaremos ao lado dos nossos alunos na construção de uma rotina de aulas e de estudos remotos. Não é simplesmente uma continuidade, mas uma novidade: após um período de adaptação, conquistaremos novas habilidades e novas competências.


Entendemos que a Escola foi transportada para um ambiente novo, que precisa ser explorado e descoberto por todos. Por outro lado, alguns hábitos desenvolvidos no ambiente escolar tradicional serão determinantes neste novo ambiente: em especial, a concentração e a disciplina. Apresentamos, a seguir, as normas de funcionamento das aulas em regime remoto.


1. HORÁRIO


• As aulas remotas seguirão o mesmo horário das aulas presenciais do aluno antes da suspensão destas.

• Cada aula terá duração de 40 minutos, ficando 10 minutos, entre uma aula e outra, para que professores e alunos se organizem para a aula seguinte.


2. UNIFORME


• Sugerimos a utilização da camisa do fardamento escolar para alunos da 3ª Série do ensino médio ou da camisa azul do Ari de Sá, tais como Passo Porque Sei ou Medicina é no Ari para os alunos do Pré-vestibular. Essa ação é importante para que os alunos possam internalizar a formalização das aulas remotas e garantirmos unidade entre os participantes.


3. FREQUÊNCIA


• Como dito anteriormente, as aulas remotas irão compor a carga horária anual, por isso a frequência do aluno será contabilizada normalmente.


• Após cada aula, será emitida uma relação de presença, por meio da qual serão identificados os alunos ausentes. Para os alunos da 3ª Série, a Escola entrará em contato com a Família para saber o motivo da não participação do discente na aula e para os alunos do Pré-vestibular, encaminharemos uma mensagem individual.


• As aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma, possibilitando, dessa forma, que os alunos, incluindo os faltosos, retomem o conteúdo e realizem as tarefas escolares do dia.

4. MATERIAL DIDÁTICO


• Em todas as aulas, ressaltamos a importância do uso dos livros didáticos e do caderno. Se, porventura, o aluno estiver sem acesso ao material impresso, reforçamos a possibilidade de uso do material didático digital, por meio do portal SAS (https://portalsas.com.br/).


5. REGRAS DISCIPLINARES E SEGURANÇA DO AMBIENTE


• As normas disciplinares da Escola permanecem vigentes no ambiente virtual da plataforma, em especial aquelas voltadas para o estabelecimento de uma conduta pautada na decência, na moral e nos bons costumes, visando a uma convivência harmoniosa.


• As aulas remotas são privativas do ambiente da plataforma e devem ali permanecer, principalmente para preservar a segurança e a privacidade (imagem/nome) dos professores e dos alunos envolvidos.


• Não será permitido o uso de imagens de perfil que não sejam condizentes ao ambiente escolar. O uso do chat durante a aula deverá ser utilizado para assuntos pertinentes a esta.


• Conforme as normas disciplinares do Manual do Aluno, dentre outras proibições, é vedado ao aluno: “Denegrir a imagem da Escola e da comunidade escolar (alunos, professores e funcionários), inclusive por meio da utilização de recursos da tecnologia da informação e da sua divulgação por meios sociais – internet.” (p. 27, nº 16).


6. MANUTENÇÃO DO VÍNCULO COM OS ALUNOS E COMUNICAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA


• CONVERSANDO COM O SOP: Os profissionais do Serviço de Orientação Psicopedagógica realizarão encontros virtuais com os alunos para acolher suas demandas  socioemocionais, dar dicas de estudo e organizar horários de rotinas que facilitarão a aprendizagem.


• AGENDAMENTO COM A COORDENAÇÃO: A plataforma será utilizada também para o acompanhamento dos Alunos e das Famílias, conforme agendamentos realizados pela coordenação pedagógica.


Pedimos que a Família respeite o momento da aula como evento destinado a regência do professor e a participação dos alunos, sem intervenções familiares no sentido de tirar dúvidas ou solicitar esclarecimentos. A coordenação estará disponível para tais demandas, por meio de outros canais de comunicação.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Agenda Edu, e-mail e telefones.


7. DOCUMENTOS OFICIAIS


• Conforme decreto Nº 14.664 da Prefeitura de Fortaleza, datado de 5 de maio de 2020, é permitida a adoção do ensino a distância em face a prorrogação da suspensão das aulas presenciais.


• No documento do Conselho Nacional de Educação, intitulado:


PROPOSTA DE PARECER SOBRE REORGANIZAÇÃO DOS CALENDÁRIOS ESCOLARES E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19


Destaca-se, dentre outros pontos, que o modelo ideal de reorganização do calendário escolar seria a reposição das aulas de forma presencial. Entretanto, é inquestionável que vivemos um período de exceção em virtude da emergência sanitária vivida pelo Brasil e pelo mundo. (p. 4)


Daí a necessidade de serem identificadas alternativas para minimizar a necessidade de reposição de dias letivos a fim de viabilizar minimamente a execução do calendário escolar deste ano e, ao mesmo tempo, permitir que seja mantido um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a situação de emergência. (…)

O desenvolvimento do efetivo trabalho escolar por meio de atividades não presenciais é uma das alternativas para minimizar a reposição de carga horária presencial ao final da situação de emergência e permitir que os estudantes mantenham uma rotina básica de atividades escolares mesmo afastados da escola. (p. 5)


Neste sentido, a fim de garantir atendimento escolar essencial, propõe-se excepcionalmente a adoção de atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas com os estudantes no período em que estivermos vivendo a atual situação de emergência sanitária. Essas atividades podem ser mediadas ou não por tecnologia de informação e comunicação, principalmente quando o uso de tecnologias digitais não for possível. (…)

Assim sendo, as atividades pedagógicas não presenciais podem acontecer por meios digitais (videoaulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais, correio eletrônico, blogs, entre outros); por meio de programas de televisão ou rádio; pela adoção de material didático impresso com orientações pedagógicas distribuído aos alunos e seus pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos. A comunicação é essencial nesse processo, assim como a elaboração de guias de orientação das rotinas de atividades educacionais não presenciais para orientar Famílias e estudantes, sob a supervisão de professores e dirigentes escolares.


Neste período de afastamento presencial, recomenda-se que as escolas orientem Alunos e Famílias a fazer um planejamento de estudos, com o acompanhamento do cumprimento das atividades pedagógicas não presenciais por mediadores familiares. (p. 6)


SAUDAÇÃO FINAL


Estimadas(os) Alunas e Alunos, Mães e Pais,


Acreditamos que esse momento de tantas adversidades passará. E, no período de distanciamento social, Família e Escola devem caminhar juntas, cultivando a empa􀆟a e servindo como rede de apoio para professores e estudantes atingirem o seu maior objetivo: a aprendizagem e a convivência harmoniosa.


Contem com o apoio de todos que fazem o Colégio Ari de Sá!

Atenciosamente,
Direção de Ensino
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  • 7 de maio de 2020
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