ENSINO FUNDAMENTAL I
OBJETIVOS
- Desenvolver uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade.
- Exercer a cidadania e viver valores éticos.
PROPOSTA CURRICULAR
-
Disciplinas:
- 1º Ano: Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade, Música, Educação Física e Tecnologia Educacional;
- 2º ao 5º Ano: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Informática;
- 4º e 5º Ano: Formação Humana.
- Programa Bilíngue (da Educação Infantil ao 6º Ano do Ensino Fundamental II).
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Dentro do processo educacional, realizamos com os alunos, durante o ano letivo, aulas de campo. Essas atividades contribuem para uma maior eficácia e complementação dos estudos. São atividades vivenciadas de situações observáveis que proporcionam aos alunos conhecimentos de natureza global, por meio do contato direto com a realidade, maior socialização, progresso na verbalização de suas ações e dimensionamento de seu espaço geográfico e cultural.
- Tour pela Escola para conhecer os espaços do Fundamental II que os alunos mais frequentarão a partir do 6º Ano;
- Aulas ministradas nas salas do Fundamental II;
- Aulas com professores do 6° Ano no espaço do Fundamental I;
- Palestras com especialistas da Escola esclarecendo as principais dúvidas relacionadas ao novo segmento etc.
PROGRAMA BILÍNGUE
Todos os dias, as turmas da Educação Infantil ao 8º Ano do Ensino Fundamental têm aulas de inglês, com professores que falam somente em inglês com os alunos. No entanto, os demais conteúdos são ensinados na língua portuguesa.
STI — Sistema de Turno Integral
O que é?
Uma proposta que visa
- Ao desenvolvimento da autonomia da criança no processo de aprendizagem com acompanhamento e orientação de suas tarefas escolares;
- À formação do hábito de estudo e ao cumprimento de suas responsabilidades;
- Ao convívio com colegas em uma relação de ajuda recíproca;
- À utilização do tempo com atividades saudáveis que contribuam para seu desenvolvimento social, intelectual e motor.
Como funciona?
Após as aulas do turno da manhã, o aluno terá o período da tarde dedicado à resolução das tarefas de casa e à prática de atividades extracurriculares.
Para as crianças da Educação Infantil, o cuidar é o objetivo principal do STI. Por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento das crianças é estimulado. A partir do Infantil II, também são ofertadas aulas de natação.
Para os alunos do Infantil V ao 5º ano, são ofertadas atividades diversificadas, como: oficina de leitura, dança, natação, futsal, piqueniques, teatros, oficina de culinária, projeções de filmes, apresentações artísticas etc.
Para os alunos do 6º ano, o principal objetivo é o foco nos estudos.
Como é feito o acompanhamento das tarefas?
Durante a resolução de tarefas, a criança aprende a estudar acompanhada por professoras especializadas. Ela é estimulada a pensar e pesquisar para construir suas respostas.
Ao longo da etapa, é oferecido reforço para os alunos que apresentarem rendimento escolar abaixo do esperado. No período de provas, são feitas revisões dos conteúdos.
E a alimentação?
O almoço, no refeitório da Escola, é opcional. O cardápio é elaborado cuidadosamente pela nutricionista da Escola para atender às necessidades nutricionais da criança. Mensalmente, os pais recebem o cardápio para efeito de acompanhamento. Durante o almoço, as crianças são assistidas por uma equipe que as orienta na formação de bons hábitos alimentares e posturas adequadas à mesa, além de incentivar o uso da língua inglesa.
Após o almoço, tem o horário do soninho para as crianças da Educação Infantil e atividades relaxantes para as crianças do Fundamental I em espaços como: sala de repouso, biblioteca e laboratório de informática.
A criança que optar almoçar em casa deverá retornar à Escola às 13h30min, para as atividades do período da tarde.
Como termina o dia?
As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família sem preocupações com as tarefas escolares.
É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.
REFLETINDO COM A FAMÍLIA
O Refletindo com a Família é um projeto desenvolvido pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica), que tem como objetivo auxiliar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. Mensalmente, as famílias recebem um texto abordando temas pertinentes à educação de crianças, como relação pais/filhos, limites, valores, tecnologia, entre outras temáticas.
Dessa forma, procuramos envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem, buscando contribuir para a formação íntegra das crianças.