…quando fazem com que o filho se sinta amado e valorizado, provocando nele o sentimento de segurança;
…quando admiram e elogiam sua capacidade de fazer amigos e aprender a obter o que quer por si mesmo;
…quando o fazem compreender que o que dizem é verdadeiro, quando lhe mostram que idéias, sentimentos, desejos, conhecimentos e crenças podem ser expressos em palavras;
…quando demonstram interesse pelo que ele faz, quando admiram o que traz para casa, como desenhos e trabalhos;
…quando zelam pela conservação e manutenção do material do filho;
…quando o auxiliam na obtenção e manutenção de hábitos de estudo, de higiene, de assiduidade, de pontualidade e de disciplina;
…quando respeitam o ritmo de aprendizagem da criança;
…quando evitam compará-lo com outras crianças;
…quando demonstram que aprovam a professora;
…quando apóiam seu filho na resolução das atividades escolares;
…quando procuram a escola, participando, sempre que possível, de atividades que permitam seu envolvimento;
…enfim, quando procuram acompanhar o trabalho que a escola vem realizando com seu filho, fortalecendo o vínculo escola-família.
(Texto adaptado pelo Serviço de Orientação Psicopedagógica – SOP)