Serviço de Orientação Psicopedagógica

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

QUEM SOMOS ?

O SOP - Serviço de Orientação Psicopedagógica - é composto por psicólogos e psicopedagogas que realizam um trabalho interdisciplinar, promovendo suporte cognitivo, emocional, social e motor para o aprendiz. A equipe do SOP acompanha os estudantes dos diversos níveis de ensino da escola, ao realizar intervenções preventivas e orientações para favorecer as relações interpessoais, além de proporcionar maior integração família-escola, assim contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem.

O QUE FAZEMOS ?

Nossas atividades são desenvolvidas para atender à comunidade escolar em suas diferentes especificidades. A seguir, estão descritas nossas ações, divididas de acordo com o público-alvo.

SOP PARA ALUNOS

  • Eleição, treinamento, orientação e acompanhamento dos representantes de turma e diretoria do grêmio estudantil;
  • Reunião com os representantes de turma para avaliação da escola;
  • Atividades de Orientação Profissional que promovam a facilitação da escolha da profissão, tais como: Grupo de Orientação Profissional, Mostra Ari de Sá de Profissões, visitas às universidades e atendimentos individuais;
  • Orientação e acompanhamento do aluno vestibulando, através de trabalho motivacional;
  • Realização do Projeto Semear, em parceria com o corpo docente e a equipe pedagógica, de atividades que visam estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos e a valorização da vida, bem como refletir sobre temas do universo adolescente, favorecendo a compreensão das problemáticas;
  • Atendimento e acompanhamento dos alunos frente às demandas cognitivas, socioemocionais e disciplinares que permeiam o universo escolar;
  • Orientação e acompanhamento do rendimento escolar e organização de horário de estudos;
  • Acompanhamento aos alunos que apresentaram dificuldade na aprendizagem e permaneceram retidos em suas séries;
  • Realização de atividades de suporte emocional às necessidades específicas de cada faixa etária;
  • Promoção de palestras e discussão de temas relacionados à infância e à adolescência no contexto educacional;
  • Participação no processo de seleção e integração de novos alunos;
  • Através do Projeto Cativar, realizar o acolhimento e a socialização de alunos novatos e veteranos para que possam estabelecer uma relação saudável e harmônica, favorecendo a adaptação, principalmente, daqueles que ingressaram no novo ambiente escolar;
  • Planejamento e execução do Projeto Transição, voltado para a adaptação dos alunos às mudanças de nível de ensino: do Infantil V para o 1º ano do Ensino Fundamental I; do 5º ano do Ensino FundamentaI I para 6º ano Ensino Fundamental II; do 9º ano do Ensino Fundamental II para a 1ª série do Ensino Médio e da 2º série do Ensino Médio para a 3º série do Ensino Médio;
  • Desenvolvimento de Projetos Psicossociais, através de ações preventivas, que favorecem o bem-estar emocional, a integração social e a convivência saudável entre os educandos, bem como o resgate da importância da coletividade, tais como:
    1. Projetos de Cidadania – Projetos de promoção de responsabilidade social: Lições de Vida, Campanha do Vovô Ari e participação na Semana Cidadã e no concurso "Empregado(a) Doméstica(a): um jeito digno de viver" ;
    2. Intervalo Cultural / Festival de Taletos – Apresentação artísticas culturais de nossos alunos;
    3. Encontros motivacionais – Reflexões e dinâmicas baseadas em trechos de vídeos e de textos, buscando inspirar ações positivas;
    4. Ginástica Laboral – momentos de descontração e relaxamento, visando bem-estar e qualidade de vida, através de exercícios de alongamento e relaxamento corporal em parceria com a equipe de Educação Física;
    5. Projeto Encarando o Vestibular – Grupo de apoio psicossocial para trabalhar questões emocionais frente à preparação para o vestibular. Através de técnicas projetivas e lúdicas, possibilitar aos jovens a expressão e a elaboração de angústias e tensões.
    6. Projeto Educação Sexual – Projeto de Educação Sexual para o 9º ano: Este projeto de Educação Sexual tem como objetivo auxiliar na preparação de jovens para a vivência de sua sexualidade com base na ética, no respeito e na priorização da saúde.
    7. Projeto Recrearte – Conjunto de atividades lúdicas realizadas pelo SOP em parceria com diferentes setores da escola, ocorridas durante os recreios, para alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio, visando a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida, bem como a interação entre os alunos e a humanização dos espaços.
    8. Projeto Raízes - Grupo de apoio aos alunos vindos de outras cidades que residem sozinhos em Fortaleza. Os encontros, que acontecem na Sede Duque de Caxias, tem como finalidade proporcionar um espaço de compartilhamento de experiências e criação de vínculos, visando assim o bem-estar e a qualidade de vida dos alunos que vivem essa realidade.

SOP PARA RESPONSÁVEIS

  • Atendimento aos familiares para discutir sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos no contexto escolar;
  • Sugestão de encaminhamento dos alunos a profissionais especializados quando necessário;
  • Elaboração, adaptação e envio de textos aos pais, através do projeto Refletindo com a Família, sobre questões pertinentes ao desenvolvimento emocional das crianças/jovens, buscando instruir a família para auxiliar o aluno no desenvolvimento saudável de sua aprendizagem.
  • Organização das Reuniões de Pais, em parceria com os demais membros da Equipe Pedagógica, para realizar a apresentação do projeto pedagógico e discutir acerca das percepções sobre os alunos e questões inerentes à faixa etária.

SOP PARA PROFESSORES

  • Participação nas reuniões e planejamento pedagógico;
  • Atendimento aos professores frente às dificuldades apresentadas pelos alunos no contexto escolar;
  • Organização e participação no EDUCAR - Seminário Ari de Sá de Educação;
  • Através de encontros, treinamentos, seminários e palestras que abordam, dentre outros assuntos, os transtornos escolares e o vínculo entre professor e aluno, auxiliar na formação continuada dos professores.

SOP PARA EQUIPE PEDAGÓGICA

  • Organização e execução do conselho de classe para avaliar e analisar o desempenho dos alunos, bem como traçar medidas preventivas e/ou corretivas, levando-se em conta os aspectos psicológicos, pedagógicos e disciplinares.
  • Participação no planejamento e na organização de solenidades, comemorações, eventos culturais e sociais e demais atividades escolares.
  • Organização e promoção da seleção de professores, equipe pedagógica e auxiliares de coordenação.

REFLETINDO COM A FAMÍLIA

O Refletindo com a Família é um projeto desenvolvido pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica), que tem como objetivo auxiliar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. Mensalmente, as famílias recebem um texto abordando temas pertinentes à educação de crianças, como relação pais/filhos, limites, valores, tecnologia, entre outras temáticas.

Dessa forma, procuramos envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem, buscando contribuir para a formação integral das crianças.

SOP EM AÇÃO

Através do Projeto Semear, o Colégio Ari de Sá pretende fortalecer ações positivas que podem tornar 2018 um ano mais feliz e significativo.

Vem semear com a gente!