Patrono

PATRONO

Professor Ari de Sá Cavalcante (1918 - 1967)

“Feliz será sempre a humanidade enquanto houver, no seio dela, homens capazes de desprezar as glórias terrenas pela construção das gerações vindouras.”. Professor Ari de Sá Cavalcante (1918 - 1967)

Menino pobre, nascido no interior do Ceará, desde cedo compreendeu que a formação e a realização integral somente seriam possíveis por meio da educação. Apesar das grandes dificuldades financeiras da família, Ari de Sá Cavalcante foi um aluno brilhante.

Seu zelo pelo estudo era tão grande que, quando jovem, saía à noite para estudar embaixo das luminárias da Praça dos Leões. Na sua modesta casa da Av. Dom Manuel, 482, havia iluminação apenas na sala de visitas, onde se concentrava toda a família.

Foi professor concursado da Escola Preparatória de Cadetes de Fortaleza, hoje Colégio Militar.

De 1941 até sua morte, em 1967, foi Professor e Diretor de escolas particulares. Professor da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, foi eleito Diretor em 1961.

 Fez trabalho notável à frente dessa instituição e foi eleito àquele cargo pela congregação de professores por três mandatos consecutivos. Federalizou-a, criou cursos de pós-graduação e colocou a Faculdade entre as melhores do país. Instituiu o concurso público para contratação de professores quando não existia a figura do concurso na UFC. Fundou o CAEN – Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste.

Como jornalista, colaborou no Jornal O Estado , de propriedade de seu irmão, o Deputado Federal Walter de Sá Cavalcante.

Não poderia haver figura pública mais digna e merecedora de minha homenagem que meu saudoso pai, cujo tempo de vida foi de apenas 49 anos.

O fato de darmos à nossa Escola o nome de Ari de Sá Cavalcante inspira a responsabilidade de honrar um grande nome da educação do Ceará com o mais alto padrão de ensino. Sempre buscamos a excelência. Humildemente, reconhecemos que conseguimos criar referências de educação de qualidade, mas há um enorme caminho a percorrer e a excelência jamais poderá ser considerada pronta e acabada.

Entendemos que, no COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE, mais importante do que aprender é desenvolver a capacidade de aprender, pensar, conviver e resolver problemas. Procuramos oferecer aos nossos alunos a educação mais formativa possível, e não apenas informativa. Que adianta formar uma pessoa do ponto de vista informativo sem uma preocupação com o crescimento humano? Trabalhamos para que nossa Escola seja, cada vez mais, um grande centro de formação e cultura.

 

Oto de Sá Cavalcante Diretor-Presidente