ITA/IME

ITA/IME

OBJETIVOS

As Turmas ITA/IME do Colégio Ari de Sá Cavalcante visam auxiliar o aluno no desenvolvimento dos conhecimentos necessários para os exames do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

PROPOSTA CURRICULAR

As Turmas ITA/IME, desde a 1ª Série do Ensino Médio, possuem um currículo diferenciado, com a finalidade de aprofundar os conteúdos na área de Ciências Exatas, possuindo uma carga horária diferenciada para estas disciplinas. O Colégio Ari de Sá oferece, ainda, um quadro de professores extremamente capacitados para trabalhar com os alunos as competências exigidas por estes vestibulares, tanto em sala de aula como nos laboratórios de Física, Química e Redação. Há um clima de cooperação constante entre os educandos, uma estrutura ampla e diversificada: salas de aula, laboratórios, bibliotecas, com acervos superiores a 115 mil livros, com seções específicas (Álgebra, Termodinâmica, etc.) e uma dinâmica que favorece a utilização dos espaços para a ampliação da produtividade.

Educação de Excelência

Nossa missão, como Entidade Educacional, tem por base os seguintes princípios:

Formação, no aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade, para fortalecimento da Unidade Nacional e da Solidariedade Internacional.

Utilização da sabedoria humana e da tecnologia científica como instrumentos de ação modificadora das relações entre os homens e das condições de vida do ser humano.

Promoção do processo ensino-aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.

Desenvolvimento do espírito científico do aluno, postura autônoma, crítica e criativa, através da proximidade com o real e da ligação teórica-prática.

Promoção da maior integração entre a família, a escola e a comunidade, para que, através de ação e ajuda conjuntas, possam desempenhar com maior eficácia seus papéis, que se identificam à medida que pretendem desenvolver plena e integralmente as potencialidades do homem.

Capacitação do aluno para, a partir de suas experiências, adotar métodos de observação e ação adequados a uma maior compreensão da realidade e aprendizagem de novos conhecimentos.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Ari mundi

O Ari Mundi é uma simulação das Nações Unidas realizada pelo Colégio Ari de Sá. Nesse evento, os alunos representam os mais diferentes países que compõem as Nações Unidas, participando de discussões nos diversos comitês da ONU. Com essa atividade, os educandos desenvolvem a oratória e formam-se como líderes, voltando seus olhares para discutir a realidade e os problemas sociais.

Aula campo
Dentro do processo educacional, realizamos com os alunos, durante o ano letivo, aulas de campo. Essas atividades contribuem para uma maior eficácia e complementação dos estudos. São atividades vivenciadas de situações observáveis que proporcionam aos alunos conhecimentos de natureza global, por meio do contato direto com a realidade, maior socialização, progresso na verbalização de suas ações e dimensionamento de seu espaço geográfico e cultural. As aulas de campo são feitas sem pernoite. O aluno vai e retorna do destino no mesmo dia, de modo que durma em casa.
Feira das Universidades Americanas

O Colégio Ari de Sá Cavalcante recebe, em suas sedes, inúmeras Feiras de Universidades, principalmente de fora do País. Na programação da Feira das Universidades, os alunos têm a oportunidade de tirar dúvidas, conhecer mais sobre os processos de ingresso para universidades estrangeiras e sobre as oportunidades geradas a partir do estudo nas melhores universidades do mundo. Pais e familiares também são convidados a participar desse momento. Os representantes das universidades também conhecem as nossas instalações e participam de um tour guiado pelos nossos alunos, que apresentam a filosofia da escola, bem como sua estrutura.

Palestras ITA/IME

Palestras com reitores, professores e membros do ITA e do IME sobre os processos seletivos, a vida dentro dessas academias e as possibilidades que os alunos desenvolvem ao estudarem nelas.

Escolinha de Natação

A natação trabalha toda a musculatura do corpo, aguça o poder de concentração e é um dos grandes aliados no combate ao estresse. Direcionada aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, as aulas são ministradas por professores especializados, em piscinas infantis e semiolímpicas. Anualmente é realizado o Festival de Natação em diversas categorias.

Escolinha de Esportes

Os alunos praticam atividades relacionadas ao esporte de seu interesse. modalidades: Futebol de campo, Futsal, Voleibol, Basquete e Ginástica Rítmica. Anualmente são realizados os Jogos Interclasses, e os alunos atletas participam de campeonatos estaduais e nacionais.

Escolinha de Dança

A dança estimula o trabalho das funções psicomotoras, tais como esquema corporal e imagem corporal, equilíbrio, lateralidade, ritmo, relaxamento, estruturação espaço-temporal, dentre muitos benefícios. Direcionada a alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, a escola de dança tem como ênfase os estilos Ballet clássico e Jazz.

Escolinha de Artes Marciais Caratê e Judô

A prática de Artes Marciais é reconhecida pelos seus benefícios, tanto para a saúde quanto para o aprendizado de defesa pessoal. A escola de artes marciais é direcionada a alunos do Ensino Fundamental e do Médio e coordenada por professores especializados.

OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS

As Olimpíadas Científicas são competições para estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que tem como objetivo incentivar e encontrar talentos nas diversas áreas do conhecimento. Elas são muito diversas: existem olimpíadas de matemática, química, astronomia, física, biologia, história, geografia, informática, entre outras. Algumas são realizadas por meio de provas teóricas, outras experimentos, e até mesmo debates.

brasileira de matemática

É uma competição para os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6º ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

http://www.obm.org.br/

Brasileira de Química Júnior

Destinada a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas.

http://www.obquimica.org/

nacional em história do brasil

É uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e da interpretação de documentos, imagens e textos.

http://olimpiadascientificas.com/olimpiadas/historia/olimpiada-nacional-em-historia-do-brasil/

BRASILEIRA DE FÍSICA

É um programa permanente da SBF (Sociedade Brasileira de Física) destinado a todos os estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.

http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2018/

Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Competição de Astronomia e Astronáutica para alunos do 1ª Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, podendo ter conteúdos de Lógica, Física, Geografia e Matemática. Essa competição classifica os participantes para a seletiva dos estudantes que nos representarão na Olimpíada Internacional de Astronomia.

http://www.oba.org.br/site/index.php

Brasileira de Ciências

Prova de Física, Química e Biologia realizada em três fases. Podem participar alunos de todas as séries, desde que tenham 15 anos ou menos até 31 de dezembro do ano de realização do exame. É cobrado na prova conteúdo do Ensino Médio. Os 6 vencedores representarão o Brasil na IJSO (Internacional Junior Science Olympiad).

http://www.obciencias.com.br/

Brasileira de Biologia

Prova de Biologia destinada aos alunos do Ensino Médio. O exame cobra matéria do Ensino Médio e conteúdo extra (normalmente visto em materiais de introdução do Ensino Superior). Os vencedores dessa competição representam o Brasil na IBO (Olimpíada Internacional de Biologia) e na Iberoamericana de Biologia.

http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/Paginas/default.aspx

brasileira de robótica

Trata-se de uma olimpíada de lógica nos níveis de Iniciação 1 (até o 7º ano), Iniciação 2 (até o 9º ano) e de programação computacional para os níveis Programação Júnior (até o 9º ano), Programação 1 (até a 1 série) e Programação 2 (até a 3ª série). Os vencedores da P2 participam da seletiva que seleciona os alunos que nos representarão na Olimpíada Internacional de Informática.

http://olimpiada.ic.unicamp.br/

brasileira de informática

Trata-se de uma Olimpíada de Lógica nos níveis de Iniciação 1 (até o 7º ano), Iniciação 2 (até o 9º ano) e de programação computacional para os níveis Programação Júnior (até o 9º ano), Programação 1 (até a 1º série) e Programação 2 (até a 3ª série). Os vencedores da P2 participam da seletiva que seleciona os alunos que nos representarão na Olimpíada Internacional de Informática.

http://olimpiada.ic.unicamp.br/

brasileira de geografia

É uma olimpíada científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

http://obgeografia.org

canguru de matemática brasil

A cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março, um gigantesco número de estudantes (neste ano, mais de seis milhões) em todo o mundo, faz parte de um importante evento internacional de matemática, uma competição chamada Canguru de Matemática.

http://www.cangurudematematicabrasil.com.br/

brasileira de matemática das escolas públicas

É uma realização do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Em 2018, as escolas privadas de todo o Brasil estão sendo convidadas a participar da OBMEP.

www.obmep.org.br/

DEPOIMENTOS

EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

A Educação Física, como componente curricular obrigatório da Educação Básica, deve contribuir para que as crianças e os adolescentes adotem um estilo de vida fisicamente ativo. As aulas de educação física promovem uma maior socialização, evitando o sedentarismo e contribuindo para a saúde dos alunos.

  • Objetivo Assumir uma postura ativa na prática das atividades físicas, consciente da importância delas na vida do cidadão, participando das atividades, compreendendo as diferenças individuais, procurando colaborar para o desenvolvimento do grupo. 
  • Como Funciona Aulas práticas com profissionais formados abordando atividades recreativas e esportivas através de uma sistemática lúdica.  
  • Seleções Esportivas Ofertamos modalidades de Vôlei, Basquete e Futsal, para o público masculino e feminino, desenvolvendo a formação integral do nosso aluno através dos valores que o esporte agrega. 

SERVIÇOS DIGITAIS

Pais e alunos têm acesso aos serviços digitais disponíveis no portal Ari de Sá, criteriosamente desenvolvidos, visando a complementar as atividades de ensino. Para ter acesso aos serviços é necessário ter um login e senha. Caso não possua, favor acessar o site: https://servicos.aridesa.com.br/primeiroacessoari/ ou entrar em contado através do telefone 85 3477-2097 ou pelo e-mail aridesa@aridesa.com.br

agenda diária
A Escola dispõe, além do Disque Tarefa, do serviço de Agenda Diária, que informa conteúdos e tarefas ministrados todos os dias.
boletim - notas de avaliação
Pais e alunos podem acompanhar o resultado das avaliações à medida que as notas forem lançadas pelos professores. Além disso, é enviado toda sexta-feira para o e-mail dos pais um resumo das notas lançadas durante a semana.
click professor
Através desse serviço, o aluno terá acesso a vários conteúdos escolares tais como: aulas digitais, exercícios de revisão, dicas de sites, provas de vestibulares, aprofundamento de conteúdos oferecidos pelos professores, etc. Tudo isso visando a complementar as atividades de ensino.
extrato financeiro - 2ª via
Caso seja necessário, é possível retirar a 2ª via do boleto bancário.
gabaritos dos livros didáticos
Ao final de cada capítulo disponibilizamos para os alunos o gabarito e a resolução do material didático, como fonte de estudo.
imposto de renda
Ofertamos o serviço de declaração para imposto de renda.
laboratório de redação
A disciplina de Redação possui um site especifico em que são disponibilizados conteúdos como dicas de ortografia e gramática, temas e propostas, oficina de produção textual e também são feitos os agendamentos de utilização do Laboratório de Redação.
roteiros de estudo
Os conteúdos das provas parciais e globais são disponibilizados aos alunos, para uma melhor orientação de seus estudos.
serviços digitais
Pais e alunos têm acesso aos serviços digitais disponíveis no portal Ari de Sá, criteriosamente desenvolvidos, visando a complementar as atividades de ensino. Para ter acesso aos serviços é necessário ter um login e senha, caso não possua, favor acessar o site: https://servicos.aridesa.com.br/primeiroacessoari/ ou entrar em contado através do telefone 85 3477-2097 ou pelo e-mail aridesa@aridesa.com.br
prova comentadas
Confira o comentário dos últimos vestibulares e fique por dentro das dicas dadas pelos professores do Ari de Sá. Clique Aqui

GRANDES CONQUISTAS

O NÚMERO 1° EM APROVAÇÕES NO ITA / IME

COLÉGIO ARI DE SÁ

COLÉGIO A

COLÉGIO B

PERGUNTAS FREQUENTES

a escola Possui alojamentos? Onde ficam os pensionatos? O que eles oferecem?

Não, mas temos como ajudar o aluno a se alojar em nossa cidade com o conforto e a segurança necessários para que possa desenvolver toda a sua preparação.

Os pensionatos são conveniados à escola, cada um oferecendo serviços próprios. Sugerimos o(a) senhor(a) entrar em contato com eles e verificar os valores e o que oferecem pelos referidos preços. Dispomos de transporte para o translado dos alunos dos pensionatos à escola e vice-versa, sem custos adicionais aos pais. Quando os senhores chegarem a Fortaleza, faremos um tour por eles, caso ainda não tenham se decidido, para que possam encontrar a melhor residência.

Onde os alunos fazem as refeições?

No Colégio, o aluno encontrará dois restaurantes, que servem todas as refeições do dia, bem como lanches e almoços a preços acessíveis, tendo um custo médio do PF em 11 reais. Há também nutricionista na escola para acompanhar e orientar os educandos quanto a refeições que podem fazer nos alojamentos.

O aluno pratica alguma atividade física?

A Educação Física é optativa para as turmas ITA/IME, mas o aluno tem a disposição os seguintes esportes: natação (todas as sextas-feiras das 7h às 9h), futsal, vôlei e basquete (todas as sextas-feiras das 20h30min às 22h), além de ginástica laboral em dias alternados em sala de aula, sem custo adicional aos pais. O Colégio ainda dispõe de todo um complexo esportivo com quadras, piscinas, salas de danças e outros espaços para prática de atividades físicas de acordo com a disponibilidade de tempo e necessidade do estudante.

COMO FUNCIONA O ACOMPANHAMENTO DE SAÚDE?

A escola dispõe de duas salas de apoio com Técnicas de Enfermagem para os atendimentos iniciais, bem como o serviço de  ambulância e acompanhamento do SAT Emergências Médicas. Os alunos sempre são acompanhados por um funcionário do colégio. No ato da matrícula, o educando também preenche um formulário médico, indicando a existência de alergias e de doenças pré-existentes, sinalizando também a existência de planos de saúde.

A cidade de Fortaleza é conhecida pelo grande índice de violência. Não é perigoso estudar aí?

As turmas ITA/IME do Colégio Ari de Sá ficam localizadas nas sedes Aldeota e Major Facundo, em locais seguros e bem localizados. A Escola dispõe de inspetores para fazerem a ronda e garantirem a segurança até duas quadras da instituição. No início do ano letivo, o estudante recebe um cartão magnético para ter acesso às catracas, o que facilita a localização do mesmo dentro do espaço escolar, garantindo mais segurança e tranquilidade para o aluno e para a família. Dentro do Colégio, não é permitido nenhum tipo de agressão, seja física ou verbal, sendo passivo de suspensão ou expulsão quem praticar algum desses atos. Há câmeras por todos os espaços, além de auxiliares para uma maior identificação de qualquer incidente que por ventura aconteça, inibindo assim práticas como bullying. A Escola ainda pode ajudar quanto aos translado do aluno para o aeroporto ou rodoviária em casos de viagens.