Ensino Fundamental I
OBJETIVOS
- Desenvolver uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade.
- Exercer a cidadania e viver valores éticos.
PROPOSTA CURRICULAR
-
Disciplinas:
- 1º Ano: Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade, Música, Educação Física e Tecnologia Educacional;
- 2º ao 5º Ano: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Informática;
- 4º e 5º Ano: Formação Humana.
- Programa Bilíngue (da Educação Infantil ao 6º Ano do Ensino Fundamental II).
Educação de Excelência
Nossa missão, como Entidade Educacional, tem por base os seguintes princípios:
Formação, no aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade, para fortalecimento da Unidade Nacional e da Solidariedade Internacional.
Utilização da sabedoria humana e da tecnologia científica como instrumentos de ação modificadora das relações entre os homens e das condições de vida do ser humano.
Promoção do processo ensino-aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.
Desenvolvimento do espírito científico do aluno, postura autônoma, crítica e criativa, através da proximidade com o real e da ligação teórica-prática.
Promoção da maior integração entre a família, a escola e a comunidade, para que, através de ação e ajuda conjuntas, possam desempenhar com maior eficácia seus papéis, que se identificam à medida que pretendem desenvolver plena e integralmente as potencialidades do homem.
Capacitação do aluno para, a partir de suas experiências, adotar métodos de observação e ação adequados a uma maior compreensão da realidade e aprendizagem de novos conhecimentos.
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Direcionada as crianças e adolescentes que têm interesse por artes marciais. São preparados na própria Escola para fazer das artes marciais um instrumento de defesa, não de agressividade. Faixa etária: Consultar a secretária de sua sede. Obs: A modalidade de Caratê está disponível apenas para a sede Aldeota
Para os alunos inscritos, a Escola oferta aulas preparatórias, em que são dadas orientações gerais sobre as provas e realizados alguns exercícios.
O Projeto de Transição do 5° para o 6° ano visa proporcionar aos alunos e aos seus pais momentos em que possam expressar seus sentimentos, suas expectativas e suas dúvidas em relação a essa transição. Várias ações são desenvolvidas durante o 2° semestre do ano letivo, tais como:
- Tour pela Escola para conhecer os espaços do Fundamental II que os alunos mais frequentarão a partir do 6º Ano;
- Aulas ministradas nas salas do Fundamental II;
- Aulas com professores do 6° Ano no espaço do Fundamental I;
- Palestras com especialistas da Escola esclarecendo as principais dúvidas relacionadas ao novo segmento etc.
PROGRAMA BILÍNGUE
O Colégio Ari de Sá Cavalcante firma convênio com a International School para o desenvolvimento de uma proposta educacional baseada na implementação do programa bilíngue.
A International School é um centro preparatório para os renomados exames da Universidade de Cambridge, e seu programa completo prepara o aluno para obter esse reconhecimento internacional.
A proposta educacional da International School busca excelência dentro de um contexto de ensino de língua inglesa, tendo padrões educacionais como seus pilares. Com base nas diretrizes estruturadas pelo CLIL (Contentand Language Integrad Learning), o foco está no aprendizado da língua por meio de conteúdos em uma abordagem de Aprender Fazendo.
Nessa perspectiva, o ensino, dentro da sala de aula, é contemplado por materiais didáticos e kits LEGO Education, incluindo robótica e educação tecnológica.
Todos os dias, as turmas da Educação Infantil até o 6º Ano do Ensino Fundamental II terão aulas em inglês, a partir de 2019, o programa bilíngue se estenderá até o 7º ano do Ensino Fundamental II.
A partir da primeira semana de aula, o(a) professor(a) de Inglês falará com os alunos, em sala de aula, apenas em língua inglesa.

STI — Sistema de Turno Integral
O que é?
Uma proposta que visa
- Ao desenvolvimento da autonomia da criança no processo de aprendizagem com acompanhamento e orientação de suas tarefas escolares;
- À formação do hábito de estudo e ao cumprimento de suas responsabilidades;
- Ao convívio com colegas em uma relação de ajuda recíproca;
- à utilização do tempo com atividades saudáveis que contribuam para seu desenvolvimento social, intelectual e motor.
Como funciona?
Após as aulas do turno da manhã, o aluno terá o período da tarde dedicado à resolução das tarefas de casa e à prática de atividades extracurriculares.
Para as crianças da Educação Infantil, o cuidar é o objetivo principal do STI. Por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento das crianças é estimulado. A partir do Infantil II, também são ofertadas aulas de natação.
Para os alunos do Infantil V ao 5º ano, são ofertadas atividades diversificadas, como: oficina de leitura, dança, natação, futsal, piqueniques, teatros, oficina de culinária, projeções de filmes, apresentações artísticas etc.
Para os alunos do 6º ano, o principal objetivo é o foco nos estudos.
Como é feito o acompanhamento das tarefas?
Durante a resolução de tarefas, a criança aprende a estudar acompanhada por professoras especializadas. Ela é estimulada a pensar e pesquisar para construir suas respostas.
Ao longo da etapa, é oferecido reforço para os alunos que apresentarem rendimento escolar abaixo do esperado. No período de provas, são feitas revisões dos conteúdos.
E a alimentação?
O almoço, no refeitório da Escola, é opcional. O cardápio é elaborado cuidadosamente pela nutricionista da Escola para atender às necessidades nutricionais da criança. Mensalmente, os pais recebem o cardápio para efeito de acompanhamento. Durante o almoço, as crianças são assistidas por uma equipe que as orienta na formação de bons hábitos alimentares e posturas adequadas à mesa, além de incentivar o uso da língua inglesa.
Após o almoço, tem o horário do soninho para as crianças da Educação Infantil e atividades relaxantes para as crianças do Fundamental I em espaços como: sala de repouso, biblioteca e laboratório de informática.
A criança que optar almoçar em casa deverá retornar à Escola às 13h30min, para as atividades do período da tarde.
Como termina o dia?
As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família sem preocupações com as tarefas escolares.
É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.
REFLETINDO COM A FAMÍLIA
O Refletindo com a Família é um projeto desenvolvido pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica), que tem como objetivo auxiliar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. Mensalmente, as famílias recebem um texto abordando temas pertinentes à educação de crianças, como relação pais/filhos, limites, valores, tecnologia, entre outras temáticas.
Dessa forma, procuramos envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem, buscando contribuir para a formação íntegra das crianças.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Com o intuito de aprimorar a prática pedagógica, o Colégio Ari de Sá promove a formação dos educadores, levando em consideração os atuais desafios do campo educacional e as diversas e rápidas mudanças da realidade de sala de aula.
ACONTECE NO ARI
Acompanhe tudo que acontece no ARI.