Educação Infantil

Educação Infantil

OBJETIVOS

A Educação Infantil, no Colégio Ari de Sá Cavalcante, baseia-se na crença de que o aluno é agente de seu próprio conhecimento, em que seu universo, enquanto aprendiz, é o ponto de partida de toda aprendizagem.

Levando em consideração esse princípio, a Escola tem como objetivos:

  • Proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança;
  • Ampliar experiências e estimular o interesse da criança pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
  • Promover o desenvolvimento físico, motor, emocional, afetivo, cognitivo, moral e social da criança.

PROPOSTA CURRICULAR

A proposta curricular da Educação Infantil do Colégio Ari de Sá Cavalcante está fundamentada no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), assim estruturada:

Formação Pessoal e Social

  • Identidade e Autonomia

Conhecimento de Mundo

  • Movimento
  • Música
  • Artes Visuais
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Natureza e Sociedade
  • Matemática

Educação de Excelência

Nossa missão, como Entidade Educacional, tem por base os seguintes princípios:

Formação, no aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade, para fortalecimento da Unidade Nacional e da Solidariedade Internacional.

Utilização da sabedoria humana e da tecnologia científica como instrumentos de ação modificadora das relações entre os homens e das condições de vida do ser humano.

Promoção do processo ensino-aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.

Desenvolvimento do espírito científico do aluno, postura autônoma, crítica e criativa, através da proximidade com o real e da ligação teórica-prática.

Promoção da maior integração entre a família, a escola e a comunidade, para que, através de ação e ajuda conjuntas, possam desempenhar com maior eficácia seus papéis, que se identificam à medida que pretendem desenvolver plena e integralmente as potencialidades do homem.

Capacitação do aluno para, a partir de suas experiências, adotar métodos de observação e ação adequados a uma maior compreensão da realidade e aprendizagem de novos conhecimentos.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Aulas de Campo
Dentro do processo educacional, realizamos com os alunos, durante o ano letivo, aulas de campo. Essas atividades contribuem para uma maior eficácia e complementação dos estudos. São atividades vivenciadas de situações observáveis que proporcionam aos alunos conhecimentos de natureza global, por meio do contato direto com a realidade, maio e cultural. As aulas de campo são feitas sem pernoite. O aluno vai e retorna do destino no mesmo dia, de modo que durma em casa.
Campanha Vovô Ari

Atividade de conscientização diante da necessidade de assistência aos menos favorecidos. Alunos e pais, com o apoio da Escola, promovem campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis para os idosos carentes da comunidade. A campanha culmina com a Festa da Pessoa Idosa, na qual é oferecido um lanche e distribuídas cestas básicas. Os alunos animam a festa com atividades lúdicas.

Campanhas beneficentes

Durante o ano letivo, os alunos participam de campanhas de doação de leite em pó e brinquedos para as crianças carentes.

Ciclo de Palestras
Realizado em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR), abordando temas pertinentes ao desenvolvimento humano e suas relações socioafetivas. São palestras abertas ao público, com convite divulgado nos jornais de maior circulação de Fortaleza.
COLÔNIA DE FÉRIAS
Férias é tempo de brincar, descontrair, passear, rir, cantar, dançar, divertir-se, conviver com amigos. Pensando nisso, o Colégio Ari de Sá prepara aos seus alunos e amigos uma deliciosa e divertida Colônia de Férias cheia de alegria e muita animação!
cerimônias religiosas
Realizamos cultos e missas em homenagem ao dia das mães e no término de curso do 9º ano do Ens. Fundamental e 3ª série do Ens. Médio. As celebrações são realizadas na escola. Ressaltamos que a escola acolhe a todas as religiões que preguem o bem, a tolerância e a solidariedade.
DATAS COMEMORATIVAS
Algumas datas comemorativas são lembradas na Escola através de homenagens, festas e reflexões, tais como: Carnaval, Dia Mundial da Saúde, Dia Internacional da Mulher, Dia do Índio, Dia Internacional do Planeta Terra, Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia dos Pais, Dia do Estudante, Semana da Pátria, Dia da Criança, Dia Internacional da Poesia, Dia da Bandeira, Natal.
Escolinhas de Caratê e Judô
Direcionada às crianças e aos adolescentes que têm interesse por artes marciais. São preparados na própria escola para fazer das artes marciais um instrumento de defesa, não de agressividade. Faixa etária: Judô: a partir de 3 anos e Caratê (disponível apenas na sede aldeota): de 3 a 11 anos.
Escolinha de Dança
Direcionada às crianças que apreciam a expressão corporal. Modalidades ofertadas: Baby Class. Faixa etária: consultar a secretaria de sua sede.
Escolinha de Natação
A importância da natação para a sociedade humana é inquestionável, pois os benefícios dos exercícios físicos que a água exerce, traz um extraordinário bem-estar ao corpo e à mente. A modalidade é direcionada aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Anualmente é realizado o festival de natação. Faixa etária: Consultar a secretária de sua sede.
ESCOLINHAS ESPORTIVAS DE FUTSAL E basquete
Direcionado às crianças que têm interesse por esportes coletivos: Futsal e Basquete. Obs: Modalidade de Basquete está disponível apenas na sede aldeota. Faixa etária: Consultar a secretaria de sua sede.
Festas Juninas

 Essa é uma forma de vivenciar a cultura e os costumes de nosso povo. Os alunos fazem apresentações de dança caracterizados de acordo com essa temática. Após as apresentações, as crianças têm a oportunidade de se divertir nas barraquinhas de brincadeiras, além de se deliciarem com as comidas típicas junto de suas famílias.

JOGOS ARI DE SÁ
Através do esporte, as crianças vivenciam valores como: o respeito, a disciplina, a amizade, o trabalho em equipe e a competição saudável. Ao final da competição esportiva, os participantes são agraciados com medalhas de honra ao mérito.
nutrição em sala de aula
A nutricionista da escola realiza atividades durante o ano letivo com o objetivo de desenvolver, nos alunos, hábitos alimentares saudáveis.
Reunião de Mães e pais

No início do ano letivo, são realizadas reuniões para que os pais conheçam a proposta pedagógica, os serviços da Escola e exponham críticas e sugestões. No decorrer do ano, ao término de cada etapa, acontecem reuniões com atendimentos individualizados aos responsáveis para a entrega de boletins e relatórios das crianças.

Semana do Livro e da Biblioteca
Acontece no mês de outubro, em que homenageamos mais escritores brasileiros. Nossos alunos têm acesso à contação de histórias e bate-papo com escritores. Além disso, há premiação dos alunos que mais fazem empréstimos de livros na biblioteca.
Semana Nacional do Livro Infantil

É uma semana em que homenageamos alguns de nossos escritores infantis. Durante esse período, há contação de histórias, bate-papo com escritores, oficinas de leitura. Esse é um momento de envolvimento total com a leitura.

SESSÕES DE CINEMA COMENTADAS
São sessões de cinema sobre diversos temas da atualidade, comentadas pelo Grupo Só Freud, coordenado pela médica e psicanalista Regina Alcântara e composto por psicoterapeutas, médicos, psicólogos.

PROJETOS

BRINCANDO EU APRENDO
Acreditamos que o estudo da diversidade cultural existente em nosso país possibilita às crianças a se apropriarem de elementos que compõem os nossos costumes através da exploração de cantigas, histórias, lendas, brincadeiras antigas e atuais, despertando o interesse em resgatar os valores sociais.
Cuidando do Planeta Terra

As recentes transformações ligadas ao meio ambiente nos fazem refletir ainda mais sobre a importância de se preservar o planeta Terra para que possamos adquirir uma boa qualidade de vida no ambiente em que vivemos.

Este estudo propõe conscientizar a todos a racionalizar o uso dos recursos naturais, tornando relevante a importância de cuidar e preservar o nosso planeta.

Eu, Minha Escola e Meus Colegas

A Escola assume um papel importante no processo de socialização das crianças e no estímulo à aprendizagem de novos valores, regras e conhecimentos.

Nesse contexto, serão proporcionados às crianças momentos prazerosos de integração, focalizando a socialização do grupo, a construção das regras para um boa convivência e a apresentação dos espaços para que, gradativamente, as crianças sintam-se seguras, acolhidas e confiantes em permanecer no ambiente escolar.

Lendo o Mundo Através da Arte

A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. Nesse projeto,  as crianças têm a oportunidade de conhecerem a vida e a obra de artistas renomados, bem como traçarem um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com diversos materiais e técnicas. A criação é exclusivamente das crianças, mas os professores alimentam esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.

Ligado com o mundo
Esse projeto oferece atividades que ampliam o conhecimento da criança sobre o mundo contemporâneo e suas tecnologias. São trabalhados conceitos básicos para o dia a dia, como a importância da comunicação e da integração entre as pessoas.
VIVENDO EM FAMÍLIA
Acreditamos na importância de oferecer às crianças a oportunidade de refletir sobre as relações familiares, de modo que estas sejam efetivadas a fim de que internalizem os valores sociais e culturais.

Cremos também que podemos fazer uso dessa situação para que, progressivamente, ampliem seu crescimento harmônico.

PROGRAMA BILÍNGUE

O Colégio Ari de Sá Cavalcante firma convênio com a International School para o desenvolvimento de uma proposta educacional baseada na implementação do programa bilíngue. 

A International School é um centro preparatório para os renomados exames da Universidade de Cambridge, e seu programa completo prepara o aluno para obter esse reconhecimento internacional.

A proposta educacional da International School busca excelência dentro de um contexto de ensino de língua inglesa, tendo padrões educacionais como seus pilares. Com base nas diretrizes estruturadas pelo CLIL (Contentand Language Integrad Learning), o foco está no aprendizado da língua por meio de conteúdos em uma abordagem de Aprender Fazendo.

Nessa perspectiva, o ensino, dentro da sala de aula, é contemplado por materiais didáticos e kits LEGO Education, incluindo robótica e educação tecnológica.

Todos os dias, as turmas da Educação Infantil até o 6º Ano do Ensino Fundamental II terão aulas em inglês, a partir de 2019, o programa bilíngue se estenderá até o 7º ano do Ensino Fundamental II.

A partir da primeira semana de aula, o(a) professor(a) de Inglês falará com os alunos, em sala de aula, apenas em língua inglesa.

STI

O que é?

Uma proposta que visa

  • Ao desenvolvimento da autonomia da criança no processo de aprendizagem com acompanhamento e orientação de suas tarefas escolares;
  • À formação do hábito de estudo e ao cumprimento de suas responsabilidades;
  • Ao convívio com colegas em uma relação de ajuda recíproca;
  • à utilização do tempo com atividades saudáveis que contribuam para seu desenvolvimento social, intelectual e motor.

Como funciona?

Após as aulas do turno da manhã, o aluno terá o período da tarde dedicado à resolução das tarefas de casa e à prática de atividades extracurriculares.

Para as crianças da Educação Infantil, o cuidar é o objetivo principal do STI. Por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento das crianças é estimulado. A partir do Infantil II, também são ofertadas aulas de natação.

Para os alunos do Infantil V ao 5º Ano, são ofertadas atividades diversificadas, como: oficina de leitura, dança, natação, futsal, piqueniques, teatros, oficina de culinária, projeções de filmes, apresentações artísticas etc.

Para os alunos do 6º Ano, o principal objetivo é o foco nos estudos.

Como é feito o acompanhamento das tarefas?

As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.

É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.

E a alimentação?

O almoço, no refeitório da Escola, é opcional. O cardápio é elaborado cuidadosamente pela nutricionista da Escola para atender às necessidades nutricionais da criança. Mensalmente, os pais recebem o cardápio para efeito de acompanhamento. Durante o almoço, as crianças são assistidas por uma equipe que as orienta na formação de bons hábitos alimentares, posturas adequadas à mesa, além de incentivar o uso da língua inglesa.

Após o almoço, tem o horário do soninho para as crianças da Educação Infantil e atividades relaxantes para as crianças do Fundamental I em espaços como: a sala de repouso, a biblioteca e o laboratório de tecnologia educacional.

A criança que optar almoçar em casa deverá retornar à Escola às 13h30min, para as atividades do período da tarde.

Como termina o dia?

As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.

É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.

REFLETINDO COM A FAMÍLIA

O Refletindo com a Família é um projeto desenvolvido pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica), que tem como objetivo auxiliar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. Mensalmente, as famílias recebem um texto abordando temas pertinentes à educação de crianças, como relação pais/filhos, limites, valores, tecnologia, entre outras temáticas.

Dessa forma, procuramos envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem, buscando contribuir para a formação integral das crianças.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Com o intuito de aprimorar a prática pedagógica, o Colégio Ari de Sá promove a formação dos educadores, levando em consideração os atuais desafios do campo educacional e as diversas e rápidas mudanças da realidade de sala de aula.