Educação Infantil
OBJETIVOS
A Educação Infantil, no Colégio Ari de Sá Cavalcante, baseia-se na crença de que o aluno é agente de seu próprio conhecimento, em que seu universo, enquanto aprendiz, é o ponto de partida de toda aprendizagem.
Levando em consideração esse princípio, a Escola tem como objetivos:
- Proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança;
- Ampliar experiências e estimular o interesse da criança pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
- Promover o desenvolvimento físico, motor, emocional, afetivo, cognitivo, moral e social da criança.
PROPOSTA CURRICULAR
A proposta curricular da Educação Infantil do Colégio Ari de Sá Cavalcante está fundamentada no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), assim estruturada:
Formação Pessoal e Social
- Identidade e Autonomia
Conhecimento de Mundo
- Movimento
- Música
- Artes Visuais
- Linguagem Oral e Escrita
- Natureza e Sociedade
- Matemática
Educação de Excelência
Nossa missão, como Entidade Educacional, tem por base os seguintes princípios:
Formação, no aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade, para fortalecimento da Unidade Nacional e da Solidariedade Internacional.
Utilização da sabedoria humana e da tecnologia científica como instrumentos de ação modificadora das relações entre os homens e das condições de vida do ser humano.
Promoção do processo ensino-aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.
Desenvolvimento do espírito científico do aluno, postura autônoma, crítica e criativa, através da proximidade com o real e da ligação teórica-prática.
Promoção da maior integração entre a família, a escola e a comunidade, para que, através de ação e ajuda conjuntas, possam desempenhar com maior eficácia seus papéis, que se identificam à medida que pretendem desenvolver plena e integralmente as potencialidades do homem.
Capacitação do aluno para, a partir de suas experiências, adotar métodos de observação e ação adequados a uma maior compreensão da realidade e aprendizagem de novos conhecimentos.
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Atividade de conscientização diante da necessidade de assistência aos menos favorecidos. Alunos e pais, com o apoio da Escola, promovem campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis para os idosos carentes da comunidade. A campanha culmina com a Festa da Pessoa Idosa, na qual é oferecido um lanche e distribuídas cestas básicas. Os alunos animam a festa com atividades lúdicas.
Durante o ano letivo, os alunos participam de campanhas de doação de leite em pó e brinquedos para as crianças carentes.
Essa é uma forma de vivenciar a cultura e os costumes de nosso povo. Os alunos fazem apresentações de dança caracterizados de acordo com essa temática. Após as apresentações, as crianças têm a oportunidade de se divertir nas barraquinhas de brincadeiras, além de se deliciarem com as comidas típicas junto de suas famílias.
No início do ano letivo, são realizadas reuniões para que os pais conheçam a proposta pedagógica, os serviços da Escola e exponham críticas e sugestões. No decorrer do ano, ao término de cada etapa, acontecem reuniões com atendimentos individualizados aos responsáveis para a entrega de boletins e relatórios das crianças.
É uma semana em que homenageamos alguns de nossos escritores infantis. Durante esse período, há contação de histórias, bate-papo com escritores, oficinas de leitura. Esse é um momento de envolvimento total com a leitura.
PROJETOS
As recentes transformações ligadas ao meio ambiente nos fazem refletir ainda mais sobre a importância de se preservar o planeta Terra para que possamos adquirir uma boa qualidade de vida no ambiente em que vivemos.
Este estudo propõe conscientizar a todos a racionalizar o uso dos recursos naturais, tornando relevante a importância de cuidar e preservar o nosso planeta.
A Escola assume um papel importante no processo de socialização das crianças e no estímulo à aprendizagem de novos valores, regras e conhecimentos.
Nesse contexto, serão proporcionados às crianças momentos prazerosos de integração, focalizando a socialização do grupo, a construção das regras para um boa convivência e a apresentação dos espaços para que, gradativamente, as crianças sintam-se seguras, acolhidas e confiantes em permanecer no ambiente escolar.
A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. Nesse projeto, as crianças têm a oportunidade de conhecerem a vida e a obra de artistas renomados, bem como traçarem um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com diversos materiais e técnicas. A criação é exclusivamente das crianças, mas os professores alimentam esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
Cremos também que podemos fazer uso dessa situação para que, progressivamente, ampliem seu crescimento harmônico.
PROGRAMA BILÍNGUE
O Colégio Ari de Sá Cavalcante firma convênio com a International School para o desenvolvimento de uma proposta educacional baseada na implementação do programa bilíngue.
A International School é um centro preparatório para os renomados exames da Universidade de Cambridge, e seu programa completo prepara o aluno para obter esse reconhecimento internacional.
A proposta educacional da International School busca excelência dentro de um contexto de ensino de língua inglesa, tendo padrões educacionais como seus pilares. Com base nas diretrizes estruturadas pelo CLIL (Contentand Language Integrad Learning), o foco está no aprendizado da língua por meio de conteúdos em uma abordagem de Aprender Fazendo.
Nessa perspectiva, o ensino, dentro da sala de aula, é contemplado por materiais didáticos e kits LEGO Education, incluindo robótica e educação tecnológica.
Todos os dias, as turmas da Educação Infantil até o 6º Ano do Ensino Fundamental II terão aulas em inglês, a partir de 2019, o programa bilíngue se estenderá até o 7º ano do Ensino Fundamental II.
A partir da primeira semana de aula, o(a) professor(a) de Inglês falará com os alunos, em sala de aula, apenas em língua inglesa.

STI — Sistema de Turno Integral
O que é?
Uma proposta que visa
- Ao desenvolvimento da autonomia da criança no processo de aprendizagem com acompanhamento e orientação de suas tarefas escolares;
- À formação do hábito de estudo e ao cumprimento de suas responsabilidades;
- Ao convívio com colegas em uma relação de ajuda recíproca;
- à utilização do tempo com atividades saudáveis que contribuam para seu desenvolvimento social, intelectual e motor.
Como funciona?
Após as aulas do turno da manhã, o aluno terá o período da tarde dedicado à resolução das tarefas de casa e à prática de atividades extracurriculares.
Para as crianças da Educação Infantil, o cuidar é o objetivo principal do STI. Por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento das crianças é estimulado. A partir do Infantil II, também são ofertadas aulas de natação.
Para os alunos do Infantil V ao 5º Ano, são ofertadas atividades diversificadas, como: oficina de leitura, dança, natação, futsal, piqueniques, teatros, oficina de culinária, projeções de filmes, apresentações artísticas etc.
Para os alunos do 6º Ano, o principal objetivo é o foco nos estudos.
Como é feito o acompanhamento das tarefas?
As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.
É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.
E a alimentação?
O almoço, no refeitório da Escola, é opcional. O cardápio é elaborado cuidadosamente pela nutricionista da Escola para atender às necessidades nutricionais da criança. Mensalmente, os pais recebem o cardápio para efeito de acompanhamento. Durante o almoço, as crianças são assistidas por uma equipe que as orienta na formação de bons hábitos alimentares, posturas adequadas à mesa, além de incentivar o uso da língua inglesa.
Após o almoço, tem o horário do soninho para as crianças da Educação Infantil e atividades relaxantes para as crianças do Fundamental I em espaços como: a sala de repouso, a biblioteca e o laboratório de tecnologia educacional.
A criança que optar almoçar em casa deverá retornar à Escola às 13h30min, para as atividades do período da tarde.
Como termina o dia?
As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º Ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família, sem preocupações com as tarefas escolares.
É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.
REFLETINDO COM A FAMÍLIA
O Refletindo com a Família é um projeto desenvolvido pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica), que tem como objetivo auxiliar os pais na difícil tarefa de educar seus filhos. Mensalmente, as famílias recebem um texto abordando temas pertinentes à educação de crianças, como relação pais/filhos, limites, valores, tecnologia, entre outras temáticas.
Dessa forma, procuramos envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem, buscando contribuir para a formação integral das crianças.
ACONTECE NO ARI
Acompanhe tudo que acontece no ARI.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Com o intuito de aprimorar a prática pedagógica, o Colégio Ari de Sá promove a formação dos educadores, levando em consideração os atuais desafios do campo educacional e as diversas e rápidas mudanças da realidade de sala de aula.