Principal / Institucional / Atividades Extracurriculares

Coral Infantil 
Composto por crianças do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, orientadas por uma regente. Fazem apresentações em festas da Escola e em locais públicos. Já foram feitas apresentações no Shopping Iguatemi e no Centro Dragão do Mar.

Coral Juvenil
Composto por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, orientados por uma regente. Fazem apresentações em festas da Escola e em locais públicos.

Grupo de Flauta
Orientado por uma professora, é destinado às crianças do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental que têm interesse por flauta doce. Apresentam-se em festas escolares e em locais públicos. Já fizeram apresentações no Shopping Iguatemi, Shopping Benfica e North Shopping.

Grupo de Violão
Destinado aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, orientados por um professor. Fazem aprensentações em festas da Escola e em locais públicos.

Escola de Natação
Dirigida aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio que têm interesse nessa prática esportiva. As aulas são ministradas por professores em 2 (duas) piscinas infantis e 1 (uma) semiolímpica. Anualmente é realizado o Festival de Natação.
Faixa etária: a partir de 3 anos.

Escola de Dança
Dirigida às crianças e adolescentes que apreciam a expressão corporal (Baby class, Ballet clássico e Jazz). 
Faixa etária: 4 a 15 anos.

Escola de Teatro
Destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, a Escola de Teatro investe no desenvolvimento global do ser humano.

Escola de Esportes
Os alunos praticam atividades no esporte de seu interesse: futsal, voleibol e basquete.

Escola de Karatê e Judô
Dirigida a crianças e adolescentes que têm interesse por artes marciais. São preparados na própria Escola para fazer das artes marciais um instrumento de defesa, não de agressividade.
Faixa etária:
Karatê: 6 a 15 anos
Judô: 4 a 16 anos.

Feira do Nordeste
Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I, em consonância com os estudos da região em sala de aula, apresentam os estados nordestinos em seus aspectos físicos, socioeconômicos e culturais. O folclore e todas as manifestações artísticas dessa região são apresentados à comunidade. São montadas barracas com os trabalhos dos alunos, com comidas típicas e barraquinhas de quermesse. 

Concurso Ari de Sá de Poesia, Conto, Redação e Desenho Artístico
O concurso é destinado a todos os níveis de ensino, do 1º Ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e curso Pré-Vestibular. Os melhores trabalhos são publicados em livro e lançado em solene noite com coquetel, sem bebida alcoólica.

Clubinho do Ari
Espaço físico com 2 (duas) piscinas infantis e 1 (uma) semi-olímpica, anfiteatro para 300 (trezentas) pessoas, sala de aula, cozinha completa, sala de exposição de arte, espaços de convivência destinado a festas, recepções, recreação e atividades culturais dos alunos.
O Clubinho está situado na Av. Edílson Brasil Soares, 525 – Edson Queiroz, em frente ao Colégio Ari de Sá - Sede Washington Soares.

Festival de Talentos
Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio manifestam suas habilidades artísticas através de grupos musicais, canto e dança.

Manhãs Esportivas
Acontecem aos sábados pela manhã onde os alunos orientados por professores direcionam-se para atividades de seu interesse: oficina de leitura, laboratório de Informática, práticas esportivas, oficina de brinquedos populares, jogos de dama e xadrez, dentre outras atividades.

Grêmio Estudantil
Através dessa atividade os alunos exercitam a cidadania, onde representam os interesses da coletividade em detrimento de interesses pessoais. Desenvolvem a prática democrática, a ética, a política, a solidariedade. O processo de divulgação dos candidatos e de suas chapas acontece segundo o figurino de uma eleição oficial. A eleição é realizada com urnas eletrônicas cedidas pelo TRE, de forma que o aluno exercita de maneira digna e real o direito de escolher seus representantes na Escola.

Eleições Simuladas
No ano em que há eleição oficial, os alunos exercitam dentro da Escola o ato de escolher representantes Municipais, Estaduais e Nacionais.

Campanha Vovô Ari
Atividade de conscientização diante da necessidade de assistência aos menos favorecidos. Alunos e pais com o apoio da Escola, promovem campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis para os idosos carentes da comunidade. A campanha culmina com a Festa da Pessoa Idosa, na qual é oferecido um lanche e distribuidas cestas básicas. Os alunos animam a festa com atividades lúdicas.

Semana Cidadã
O objetivo principal desse evento é incentivar a solidariedade como prática voluntária do ser humano. A Escola traz várias novidades para a comunidade escolar e moradores de comunidades carentes vizinhas. São oferecidos serviços como arrecadação de notas e cupons fiscais, aplicação de flúor e escovódromo, avaliação física, dermatológica e nutricional, Cadastro dos idosos da Campanha Vovô Ari, corte de cabelo, doação de sangue, emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e Título de Eleitor, exame e triagem auditiva e vocal, palestras educativas, sessão de massoterapia, hidroginástica e alongamento, teste de glicemia, vacinação contra tétano, difteria, hepatite B, rubéola e sarampo, verificação de pressão arterial, além de espaços educativos, como o “Leitura e Cidadania... para ir mais longe” e a oficina de Informática.

Campanhas Beneficentes
Em ocasiões de calamidade pública, tais como as atuais enchentes, os alunos são mobilizados através de campanhas para ajudar desabrigados.

Primeira Eucaristia
A Escola oferece, em caráter opcional, preparação, durante 6 (seis) meses, para a Primeira Eucaristia. A celebração da Primeira Eucaristia é realizada no ginásio da Escola.

Jogos Ari de Sá
Competição esportiva entre os alunos da Escola. Os vencedores são agraciados com medalhas de Honra ao Mérito. Através do esporte, os alunos trabalham a disciplina, as regras, a competição saudável.

EDUCAR - Seminário de Educação
Encontro dirigido aos professores e equipe pedagógica. É realizado anualmente e tem como objetivo discutir os novos rumos e tendências na educação. São convidados profissionais locais e de outros estados para ministrarem cursos e conferências.

LIDERAR - Encontro de Desenvolvimento das Lideranças do Colégio Ari de Sá
Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de suas lideranças, momento no qual a Equipe Pedagógica e a Direção da Escola refletem sobre questões importantes, como liderança, buscando, assim, crescimento pessoal e profissional.

CRESCER - Seminário Ari de Sá de Desenvolvimento Profissional
Com o objetivo de congregar, integrar, atualizar e capacitar funcionários no exercício de suas funções.

Palestras para Professores
Ao longo do ano, durante as reuniões com professores, são promovidas palestras pelos Departamentos de Ensino e, eventualmente, com a presença de autores de livros didáticos visando ao aperfeiçoamento da prática pedagógica.

Ciclo de Palestras
Com o objetivo de ampliar a educação formal, ultrapassar os limites da sala de aula e contribuir com o crescimento humano, o Colégio Ari de Sá promove o CICLO DE PALESTRAS com a colaboração do Núcleo Psicanalítico de Fortaleza, presidido pela médica e psicanalista Sônia Lobo. São encontros na forma de conferências seguidas de debate, proferidas por profissionais de alto nível.

Sessões de Cinema Comentadas
São sessões de cinema sobre diversos temas da atualidade, comentado pelo Grupo Só Freud, composto por psicoterapeutas, médicos, psicólogos, coordenado pela médica e psicanalista Regina Alcântara.

Cinema e Psicanálise - O Desenvolvimento em Cena
O projeto “Cinema e Psicanálise – O desenvolvimento em cena” amplia a parceria entre o Colégio Ari de Sá e o Grupo de Estudos Só Freud. Após a exibição de sessões de cinema, conversamos sobre questões que atravessam o desenvolvimento emocional das pessoas em suas singulares trajetórias de vida.

Aulas de Campo
Dentro do Planejamento Escolar, estão previstas as Aulas de Campo. São atividades vivenciadas de situações observáveis que proporcionam aos alunos conhecimentos de natureza global, através do contato direto com a realidade, maior socialização, progresso na verbalização de suas ações e dimensionamento de seu espaço geográfico e cultural. Aulas comumente realizadas: Redação e Oficinas de Jornais, Planetário, Emissoras de TV, visita aos locais históricos da cidade, Açude Castanhão; Mangues do Parque do Cocó, Fábrica Fortaleza, Serra de Guaramiranga, dentre outras.

Colônia de Férias
Férias é tempo de brincar, descontrair, passear, rir, cantar, dançar, divertir-se, conviver com amigos. Pensando nisso, o Colégio Ari de Sá prepara a seus alunos e amigos uma deliciosa e divertida Colônia de Férias cheia de alegria e muita animação!

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Os alunos visitam a biblioteca onde acontecem rodas de poesia, apresentação teatral de clássicos da literatura, concurso de poesia, exposição de trabalhos. As Bibliotecas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio são refrigeradas e equipadas para estudo em grupo e individual e são dirigidas por profissionais especializados.

Semana Nacional do Livro Infantil
A Escola tem uma vasta biblioteca exclusiva para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I onde os alunos têm acesso a um vasto acervo adequado às crianças. Desde cedo aprendem a formar hábitos de leitura e escrita. Durante a comemoração dessa semana são apresentados trabalhos produzidos pelas próprias crianças.

Festas Juninas
Realizadas em todos os níveis de ensino da Escola. É uma forma de vivenciar a cultura e os costumes de nosso povo. Há quadrilhas, barracas e comidas típicas.

Missa em Ação de Graças
Como a maioria das famílias da Escola é católica, são realizadas missas em ação de graças pelo término do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Culto Evangélico
Realizado durante as festividades de término de curso dos alunos.

Atividades Cívicas
Uma vez por semana, os alunos de toda a Escola fazem o hasteamento da bandeira e cantam o Hino Nacional. São despertados para a importância do patriotismo e a conscientização dos direitos e deveres de cidadão. Em todas as solenidades é obrigatório esse momento ciívico. Na frente das Escolas é mantida hasteada a bandeira nacional.

Treinamento para liderança de turma
A liderança de turma passa por uma sensibilização do Serviço de Orientação Psicopedagógica, para depois ser realizada a eleição dos líderes de turma. Os eleitos passam por treinamento. É o exercício de direito à escolha de seus representantes e da responsabilidade que isso implica. Essa atividade envolve alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Serviço de Orientação Psicopedagógica - SOP
Psicólogas, Orientadora Educacional e estagiárias em Psicologia fazem serviço de acompanhamento aos alunos. Problemas ligados à aprendizagem, disciplina, dificuldades socioafetivas e orientação educacional são administrados dentro da própria Escola. Os casos que não podem ser resolvidos apenas com a orientação da Escola são encaminhados a profissionais especializados.

Serviço de Orientação Vocacional
Profissionais de Psicologia realizam trabalhos de orientação aos alunos para a escolha profissional. São promovidas palestras com profissionais de diversas áreas, visitas aos campi universitários, aplicação de teste vocacional e atividades psicopedagógicas para facilitar a escolha da profissão.

Serviço de Apoio Psicológico ao Vestibulando
No período que antecede as provas de vestibular, são realizadas atividades de preparação psicológica objetivando o equilíbrio emocional necessário à realização dos exames. São atividades em sala de aula com textos e mensagens, sessões de relaxamento, atividades lúdicas, recreativas e técnicas de distensionamento do corpo. Esses trabalhos são realizados por profissionais da Escola e profissionais especializados convidados. Complementando o serviço, é oferecido também o apoio psicológico e acompanhamento dos alunos aos locais de prova.

FETEC - Feira de Tecnologia e Cultura
O Colégio Ari de Sá reúne as maiores novidades do mundo tecnológico em um só evento: FETEC.
Com o objetivo de integrar tecnologia e cultura em um ambiente agradável de aprendizagem, mostrando a influência da informática na construção do saber. 

Projeto Teatro na Escola e Escola vai ao Teatro
São promovidas apresentações de grupos teatrais no anfiteatro do Clubinho e os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio são levados para espetáculos em teatros locais.

Projeto Teatro em Inglês
Anualmente os alunos do Ensino Médio apresentam peças teatrais em Inglês no anfiteatro do Clubinho, orientados por professores da Escola.

Projeto Recreio com Arte
Durante o recreio, os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, orientados por professores, recitam poesias, fazem dramatizações, cantam e divertem os colegas no pátio interno da Escola.

Doutor do ABC
Festa em homenagem aos alunos que concluem o 1º Ano. Ano marcante da vida escolar onde os alunos aprendem a ler e a escrever. Na ocasião é lançado um livro contendo textos produzidos pelos próprios alunos.

Oficina de Redação e Leitura
Alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental desenvolvem habilidades em leitura e escrita em horários extracurriculares.

Oficina de Matemática
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental desenvolvem o raciocínio lógico-matemático e a sua aplicação no dia a dia.

Datas Comemorativas
Algumas datas comemorativas são lembradas na Escola através de homenagens, festas, reflexões, tais como: Carnaval, Dia Internacional da Poesia, Dia Mundial da Saúde, Dia Internacional da Mulher, Dia do Índio, Dia Internacional do Planeta Terra, Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia dos Pais, Dia do Estudante, Semana da Pátria, Dia da Criança, Dia da Bandeira, Natal.

Convidados Especiais
São convidados escritores, artistas ou pessoas que de alguma forma contribuem com seus depoimentos para o enriquecimento humano e cultural dos alunos.  

Sala de Artes
Alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental têm aulas de Arte com professor especializado. Os alunos desenvolvem atividades em diversas modalidades das artes plásticas. A Escola dispõe de sala especialmente projetada para esse fim.

Clube de Informática
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio reúnem-se no Laboratório de Informática em núcleos de seu interesse: Núcleo da Home Page; Núcleo de Artes, Núcleo de Multimeios, dentre outros. O objetivo é favorecer o desenvolvimento do potencial criativo, usando a Informática como meio, além de promover interação entre os estudantes.

Atividades Esportivas
As três Escolas que compõem o Colégio Ari de Sá dispõem, para práticas esportivas, de 1 (um) campo gramado para futebol, 11 (onze) quadras cobertas e 4 (quatro) piscinas infantis e 2 (duas) semiolímpicas, contando para tanto com 22 (vinte e dois) professores de Educação Física.

Reunião com Pais
Do Infantil ao pré-vestibular são feitas reuniões para que os pais conheçam os serviços da Escola e exponham suas críticas e sugestões.

Atendimento aos Pais
Diretores, Coordenadores, Orientadora Educacional e Psicólogas estão sempre à disposição dos pais para fazerem atendimento, sem necessidade de marcar horário.

Acompanhamento da frequência do aluno
Uma equipe de funcionários realiza ligações telefônicas aos pais dos alunos faltosos a fim de saber o motivo pelo qual não compareceram à Escola.

Disque-Tarefa
Serviço oferecido ao aluno que por algum motivo faltou à aula. O estudante telefona para saber das atividades ministradas em sala.

Ajuda à Escola Pública
O Colégio Ari de Sá oferece contribuição mensal para uma escola pública no José Walter, que recebe o nome prof. Ari de Sá Cavalcante

Washington Soares Duque de Caxias Aldeota Mário Mamede
(85) 3477.2000 (85) 3255.2900 (85) 3486.8400 (85) 3521.6000
© 2017 - Todos os direitos reservados - Colégio Ari de Sá Cavalcante
aridesa@aridesa.com.br